Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Confira 10 dicas que podem te ajudar a passar no vestibular

O processo de vestibular pode ser bem mais simples se você estiver bem preparado
Por: Henrique Nascimento 14/06/2017 - 07:57 - Atualizado em: 15/06/2017 - 10:21
10 dicas para passar no vestibular / Freepik
Confira o que você pode fazer durante a preparação para o vestibular

Antes do vestibular é comum que ansiedade faça tudo parecer muito complicado. No entanto, esse é um processo pelo qual você pode passar sem maiores dificuldades. Para manter a calma no dia da prova é importante estar bem preparado. Por isso, separamos algumas dicas que podem te auxiliar nesse processo de estudos pré-vestibular e te fazer alcançar o resultado desejado.


Leia também: Como estudar para concusos públicos

Dicas:
1. Plano de estudos

Organização é a palavra inicial. Tudo começa com um bom planejamento do que será estudado ao longo do período anterior ao vestibular. Elaborar um cronograma ou plano de estudos é de extrema importância para gerenciar seu tempo de estudos.

Você pode fazer isso de duas formas: elaborando um cronograma inicial prolongado que vá até datas próximas ao vestibular ou construindo um cronograma mensal ou semanal de acordo com as suas necessidades. De qualquer forma não é aconselhável deixar de lado um bom planejamento.

2. Experimente diferentes técnicas e horários de estudo
No início do seus estudos experimente horários e dias diferentes para cada matéria ou conteúdo. Dessa forma você pode observar os momentos em que foi mais produtivo e construir seu cronograma a partir disso.

Experimente também métodos de estudos diferentes e tente compreender de que forma assimila melhor a informação Por exemplo, teste estudar por vídeo-aulas em um dia e por leituras e resumos em outro, dessa forma você encontrará um método que melhor funcione para você, podendo associar também mais de um método ao estudo ou diferentes métodos para diferentes tipos de conteúdo.

3. Estude edições passadas do processo de vestibular
Várias provas de vestibulares passados estão disponíveis na internet em arquivo digital. É um bom exercício praticar seus conhecimentos com questões de provas anteriores, assim você conhece o formato das questões e os conteúdos mais recorrentes no processo de vestibular que irá fazer.

4. Evite distrações
Manter o foco é importante. O momento de estudo deve ser utilizado somente para o estudo. Deixe coisas que possam te distrair longe do alcance da sua visão. Não passe o horário de estudo nas redes sociais, caso precise usar o celular ou o computador para estudar, utilize aplicativos e programas que bloqueiam o acesso as rede sociais no período em que precisa manter a concentração.

5. Crie um ambiente de estudo
Estudar em casa pode ser confortável, mas também pode oferecer muitas distrações. Nesse caso o ideal é que seja estabelecido um lugar fixo de estudos. Separe um ambiente calmo e aconchegante onde possa se sentir motivado a estudar. Coloque seu material de estudo próximo a esse ambiente, assim você evita ter que se locomover toda vez que precisar de algo.

6. Organize seu material de estudo
Minutos antes de seu horário de estudo diário, vá até seu espaço de estudo, limpe-o, retire o que usou no dia anterior, jogue fora o que precisa ir para o lixo e coloque todo material que vai precisar para começar a estudar naquele dia. Assim somente o necessário vai estar ali, favorecendo o seu momento de aprendizado.

7. Cuide da qualidade vida
De nada adianta passar horas estudando e não cuidar da saúde. Para que sua mente funcione bem, todo o seu corpo deve estar bem também. Mantenha as oito horas de sono diárias, uma alimentação regrada com refeições a cada três horas e procure fazer exercícios físicos. Não fique estudando por horas sem se alimentar ou dormir. Valorize momentos específicos de estudo produtivo ao invés de momentos extensos de estudo na madrugada.

8. Permita momentos de lazer

Foco e disciplina são necessários para manter uma rotina de estudos, contudo isso não significa o fim dos momentos de lazer. Ter tempo para cuidar de si, estar com a família e amigos é extremamente necessário. Separe momentos para se divertir e quando puder associe a diversão aos estudos também. Por que não assistir um filme sobre o assunto de história que está estudando?

9. Aproveite todos os recursos que possui
Faça tudo o que existe ao seu redor cooperar para uma rotina de estudos eficaz que levará à sua aprovação no vestibular. Siga em suas redes sociais páginas que trazem dicas sobre o vestibular, utilize aplicativos que te ajudem a estudar para o Enem. Frequente a biblioteca pública de sua cidade para ler livros cobrados na prova. Esses são só alguns exemplos do que você pode fazer para aproveitar o que tem ao seu redor para conseguir a aprovação.

10. Mantenha a calma
Durante o processo de preparação para o vestibular pode ser que as coisas saiam do rumo, nesse momento mantenha a calma e tente pensar numa solução para colocar todas as coisas na rota correta. Não se desespere tudo vai dar certo. Saiba o que fazer e o que não fazer no dia da prova.

Tem mais alguma dica? Vai utilizar alguma das dicas acima? Conta aqui nos comentários!

Comentários