Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Esportes


Como a prática de esportes ajuda nos estudos

Saiba mais sobre como o hábito de praticar esportes pode ajudar na concentração e na absorção de novas informações.
Por: 27/06/2022 - 10:06
O Dia Nacional do Vôlei é celebrado no dia 27 de junho. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Praticar atividades físicas é benéfico em diversos aspectos para a saúde do corpo, e também para a saúde mental. Pesquisadores frequentemente procuram identificar as atividades no organismo, e geralmente são resultados positivos e ainda ajudam na concentração para quem estuda e/ou trabalha. 

Para compreender mais sobre esses benefícios, e comemorando o Dia Nacional do Vôlei, conversamos com Maria Julia Lyra, professora de Educação Física de uma das Instituições de Ensino Superior do SER Educacional. Confira.

Atividade física X exercício físico

Primeiramente, a professora explica a diferença entre as duas nomenclaturas, tendo em vista que muitas pessoas se confundem quando dizem o que praticam, ou até mesmo quem pesquisa algo para fazer. 

“Atividade física é todo movimento que fazemos e que eleva o gasto energético e podemos encontrar em diferentes domínios como: no tempo livre, no deslocamento, nas tarefas domésticas e no trabalho/estudo, o esporte é uma atividade física, já o exercício físico é um tipo de atividade física, porém planejada, estruturada e repetitiva que objetiva a melhora ou manutenção das capacidades físicas e o peso adequado. Desta forma, todo exercício é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício”, comenta a docente.

Melhoria na saúde

A professora Maria Julia lista ainda alguns dos benefícios envolvidos em praticar atividades físicas, como esportes, por exemplo. “A prática regular pode auxiliar na prevenção e controle de doenças do coração, diabetes tipo 2, câncer, saúde dos ossos, controle do peso corporal, como também benefícios na saúde mental e social. Devemos lembrar que independente da sua escolha, ir a academia, jogar vôlei, fazer caminhadas, praticar yoga, o mais importante é o movimento, e o movimento que você goste de fazer, que consiga manter praticando”, ela explicita.

Melhoria no rendimento

Os estudantes também precisam ficar atentos aos resultados procurados, para assim ter um retorno mais eficaz. “Diversos estudos apontam que a prática de atividades físicas (AF) dentre elas o esporte, além de trazer inúmeros benefícios à saúde, traz também benefícios à saúde mental, como a melhora das funções cognitivas, qualidade de vida, humor, motivação, bem-estar mental, redução da ansiedade e da depressão. Além de melhorar a concentração e atenção na realização de tarefas, elementos importantes para o desempenho nos estudos”, ela diz.

Esportes mais procurados

Por fim, a docente lista alguns dos esportes que geralmente são mais buscados por estudantes. “Esportes coletivos como o vôlei, basquete e futebol auxiliam no fortalecimento das relações interpessoais, trabalho em equipe, estes geralmente são os preferidos, mas os esportes individuais, como atletismo, natação, entre outros, também exigem muita disciplina e autocontrole. Nos últimos anos tem aumentado bastante a prática de esportes amadores como o CrossFit. Independente da escolha, a prática de atividade física regular vai promover benefícios na saúde física, mental, social e acadêmica do praticante”, finaliza a professora Maria Julia.

Agora que você entendeu mais sobre os benefícios da prática de atividades físicas, o que está esperando para aderir a uma rotina mais saudável na sua vida? Quer saber mais sobre a graduação em Educação Física? Confira mais informações aqui!

Comentários