Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como pedir aumento ao seu chefe?

Por: Taísa Silveira 06/06/2017 - 11:24 - Atualizado em: 29/06/2017 - 10:04
Como pedir aumento em tempos de crise?
Foto: Pixabay
Escrito por: Mari Frazão
 
Com os preços nas alturas e uma crise espalhada pelo país, pedir aumento de salário pode ser um passo delicado para o funcionário dentro de uma empresa. Além de ser um ato que envolve coragem, o pedido requer uma boa capacidade argumentativa e bom senso para perceber o momento mais propício. Contudo, por mais determinado e preparado que o colaborador esteja, é natural bater alguma dúvida, como por exemplo: “Qual é a melhor forma de iniciar a conversa?”. Em entrevista, o gerente de RH do Grupo Ser Educacional Wellington Maciel, respondeu as principais dúvidas sobre o assunto e deu algumas dicas valiosas de como se portar nessas situações:
 

 
1. Como devo iniciar a conversa?
 
 
Comece com fatos e dados. Fale para o seu chefe que gostaria de comentar sobre os seus resultados, que têm sido acima do esperado. Dê exemplos de comportamentos positivos em relação aos colegas, mostre que você vem tendo atitudes que contribuem para a melhoria do ambiente organizacional e o alcance dos resultados. Diga que o objetivo da conversa é pedir um reconhecimento da empresa em relação a isso.
 
2. A abordagem deve ser por e-mail, telefone, pessoalmente, em um happy hour...?
 
Em 100% da vezes, pessoalmente e na sala do chefe.
 
3. Devo ter algum valor em mente ou deixo a critério do empregador?
 
Você deve sugerir ao seu chefe que consulte a área de Recursos Humanos sobre os salários pagos no mercado. Jamais compare seu salário com o dos colegas.
 
4. E se a resposta for negativa, como devo proceder?
 
Agradeça a atenção e tente resgatar o assunto alguns meses depois.
 
Além disso, é importante considerar se o chefe está em um dia bom para iniciar a conversa. Caso a resposta seja negativa, cuidado para não se desmotivar ou achar que a empresa tem obrigação de lhe dar um aumento e reconhecer o seu esforço.
 
Gostou da matéria? Deixe seu comentário!

Comentários