Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como o teste vocacional ajuda na escolha do curso universitário

Ainda está em dúvida de qual curso escolher? Confira aqui como tomar essa decisão!
Por: 20/07/2022 - 08:54 - Atualizado em: 20/07/2022 - 08:55
Muitas profissões são voltadas para atuar em escritórios. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Ao longo de nossa formação básica somos apresentados a diversas carreiras por meio das matérias com as quais mais nos identificamos. No entanto, é comum que muitas pessoas terminam o ensino médio ainda sem saber ao certo qual rumo profissional escolher, e têm dificuldade em se matricular na graduação. Para isso existem diversos testes vocacionais que podem ser feitos para ajudar nessa decisão.

Mas o que é o teste vocacional?

A avaliação de aptidão foi desenvolvida pelo ramo da psicologia, e existe dessa forma desde a década de 1930. Os estudos por trás dos resultados buscam apontar para qual área de atuação cada pessoa se daria melhor, por meio de perguntas simples e de cunho pessoal. Não há respostas certas e erradas no teste, tampouco existe pontuação. O que importa na realização do teste é que a pessoa seja sincera em suas respostas, para que o resultado seja mais próximo da realidade.

Como posso fazer o teste?

Não existe um momento específico para ser realizado. Claro que muitas pessoas fazem a avaliação no período de transição do ensino médio para o ensino superior, mas ele pode ser feito e refeito quantas vezes forem necessárias. Pode acontecer até de uma pessoa que já possui carreira solidificada realizar um teste vocacional se achar que está na hora de mudar de profissão.

Onde fazer

O SER Educacional dispõe de um teste gratuito de aptidão que pode auxiliar você nessa busca por uma carreira específica para seguir. A página da pesquisa de orientação profissional (POP) pode ser acessada a qualquer momento, e também pelo uso do QR code abaixo (inserir imagem do QR code no texto).

 

E agora, o que você está esperando para decidir qual carreira seguir na vida profissional? Não perca essa chance!

Comentários