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Como identificar e desenvolver boas ideias para empreender

Empreendedorismo está na moda, mas o que de fato significa ser empreendedor? Confira a seguir!
Por: Taísa Silveira 03/02/2017 - 08:00 - Atualizado em: 06/06/2017 - 15:27
Você é empreendedor?
Empreendedorismo
Ser empreendedor segundo o SEBRAE, é ser aquela pessoa que “inicia algo novo, que vê o que ninguém vê”, ou seja, é quem consegue antever nichos de mercado promissores, cria soluções criativas e consegue propor novas soluções para velhos problemas. Porém nada disso é eficaz se não passa de ideias. Muitas ideiais boas, morrem na praia porque jamais sairam do papel. Por isso, a ação é fundamental na hora de colocar em prática uma ideia inovadora.
 
Mas o que seria uma ideia inovadora?
Segundo o administrador de empresas e mestre em Administração, Thiago Neves, uma ideia inovadora é aquela que traz uma resposta a uma demanda não atendida ou que cria uma demanda ainda não despertada. “Ideias são apenas pensamentos e suposições que podem nascer e morrer sem que sejam necessariamente postas em prática” alerta. 
 
Para colocar tudo em prática é preciso muito planejamento e organização. “Planejar é indispensável e existem ferramentas que ajudam ao empreendedor a projetar seu negócio. O plano de negócios, é uma ferramenta que permitirá ao empreendedor traçar e arquitetar todo o processo para que seu negócio funcione, aumentando consideravelmente sua chance de sucesso” diz. 
 
Planeje-se 
Metade dos negócios e empresas recém criados fecha ou declara falência depois de cinco anos em atividade, segundo dados do IBGE de 2014. Vários podem ser os fatores que levam empresas a fechar, seja pelo seu ramo de atuação ou pelo porte da empresa (pequena, média ou grande) por exemplo, mas o estudo apontou que as que fecharam eram aquelas que possuíam menos de 10 funcionários em seu quadro de recursos humanos, o que mostra que além de um plano de negócios estruturado, é preciso que o empreendedor, aposte em talentos que agreguem ao seu negócio. 
 
Para driblar as dificuldades iniciais, é preciso ser criativo. “Atualmente o mercado tem sofrido intensas transformações e elas exigem que as organizações se adaptem para que consigam sobreviver nesse ambiente de dinâmico. O empreendedorismo e a inovação podem ser vistos como exigências para que as organizações se moldem às demandas atuais de produção e consumo” comenta. 
 
Use a criatividade ao seu favor
 
E é neste embalo de criatividade que o empreendedor e bacharel em Marketing, Yan Ragede, 26, criou sua própria marca de roupas em Salvador. “Minha ideia de criar uma marca de roupas surgiu da necessidade de representatividade, algo que sempre me incomodou nas marcas mais conhecidas. Por isso eu busquei criar a marca Griô Rei e o Afro box, como uma forma de dar espaço para outras marcas”.
 
Yan diz que a Griô pretende alcançar um público que durante muito tempo tem sido negligenciado no mundo da moda. “É um nicho de mercado que tem uma crescente demanda de resgate e valorização da identidade negra, por isso quis trabalhar com esse público ao qual eu também faço parte” revela.
 
Mas além da escolha assertiva sobre o público que queria atender, ele fala sobre a importância do planejamento e do plano de negócios. “Fiz um plano de negócios que foi fundamental para eu trilhar esse percurso, pois ele me deu um norte sobre o público alvo, quanto de investimento eu iria precisar, as etapas que eu deveria percorrer para conseguir alcançar meus objetivos”.
 
Desafios
No entanto nem tudo são flores, e consciente disso, Yan alerta para as maiores dificuldades encontradas por ele para abrir seu negócio. “A maior dificuldade além do dinheiro, é a falta de conhecimento na área administrativa, isso de gerenciamento financeiro é uma barreira muito grande e leva a maioria dos empreendimentos a fechar em menos de um ano” alerta. Além disso pelo seu modelo de negócio, ele sentiu a necessidade de ter um espaço físico, daí nasceu o Afrobox. “O Afrobox é um espaço colaborativo, em que pequenos empresários dividem uma loja. Ter um espaço físico é uma das grandes barreiras enfrentadas pelos novos empreendimentos atualmente, por isso quis criar uma ponte entre os produtos e clientes”.
 
Portanto, não basta ter uma boa ideia, é preciso ir além, tirá-la do papel, buscar boas parcerias, planejar e preparar um plano de negócios realizável. O SEBRAE traz uma ótima assessoria para quem deseja começar seu próprio negócio, pois uma das motivações dos novos empreendedores é justamente a independência. “Sempre acreditei que trabalhar para mim era o verdadeiro caminho para eu conquistar meus sonhos. A sensação da liberdade, é o que traz os jovens para querer empreender e ser donos do seu próprio negócio” confessa.
 
E você? tem uma ótima ideia de negócio? Comenta aqui!
 
 

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