Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como evitar que o namoro interfira na produtividade e no aprendizado

A sensação de estar apaixonado é, de fato, inigualável, mas é preciso manter o foco nas obrigações do dia a dia para equilibrar a vida.
Por: 10/06/2022 - 13:10 - Atualizado em: 12/06/2022 - 10:00
Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Frio na barriga, devaneios, sonhar acordado. Esses são alguns sintomas que sentimos quando estamos apaixonados e começando um novo relacionamento. A novidade vem com tudo na nossa vida, e a mente não para de pensar na pessoa amada. Mas é importante saber equilibrar o relacionamento com as demandas diárias. Para entender como não deixar os estudos totalmente de lado, continue a leitura e entenda um pouco sobre como funciona a mente humana quando está sob efeitos da paixão!

Como é estar apaixonado?

De acordo com Márcia Karine Monteiro, psicóloga e coordenadora do curso de psicologia de uma das instituições de ensino superior do SER Educacional, as reações químicas que acontecem no nosso organismo indicam altos níveis de substâncias relacionadas ao bem-estar e à felicidade, como a oxitocina, também conhecido como o hormônio do amor. “Quando estamos apaixonados o nosso cérebro reage com algumas mudanças dos neurotransmissores. Então vemos o aumento da endorfina, e da oxitocina, que é o hormônio do amor. Ele também faz aumentar no corpo das pessoas a sensação de apego, de bem-estar, de segurança”, ela explica.

Buscar equilíbrio é fundamental

Sabendo dessas mudanças, é importante aprender a lidar com os efeitos de uma nova relação, para que não afete negativamente outros aspectos da vida, como estudos, trabalho e até algumas amizades. “Para manter esse equilíbrio, primeiro a gente passa por essa sensação de paixão avassaladora. E aí, mais na frente, com o passar do tempo, é possível entender que a paixão fica presente no nosso corpo e vai evoluindo para se transformar em amor. E é preciso compreender e focar que também temos um outro mundo, que é o nosso mundo pessoal. E nesse caso, é preciso equilibrar a paixão com os nossos compromissos, e o estudo é um deles. Temos que ter um foco, por mais que estejamos naquele momento mais picante, mais eufórico da relação, mas precisamos entender a importância justamente dessa paixão nesse corpo”, exemplifica a psicóloga.

Não esqueça dos seus objetivos!

Por fim, Marcia relembra a importância de manter o foco nos objetivos pessoais e profissionais, principalmente para não se perder nos estudos. “É importante que o estudante foque nos seus objetivos de vida. Pensar também que a importância de gostar de si é o prato principal, é a mola que move todo esse amor. Porque se não gostamos de nós mesmos, como vamos gostar do outro? Então, nesse Dia dos Namorados precisamos buscar o equilíbrio, o prazer, mas também equilibrar a nossa responsabilidade, a nossa vida social. Tudo dá certo quando a gente tem foco e equilíbrio. Tudo em demasia estraga. Então se a gente se apaixona demais a gente termina adoecendo”, ela complementa.

Então, aproveite o Dia dos Namorados para combinar seus planos com os da pessoa amada e assim viver em equilíbrio a dois!

Comentários