Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como conciliar a rotina agitada com uma boa alimentação

Algumas dicas são fundamentais para manter o corpo saudável e conquistar qualidade de vida por meio da alimentação
Por: 07/06/2022 - 09:58
Mulher com headphone no pescoço comendo uma salada enquanto presta atenção na tela do computador. Crédito Pixabay
Consultar alguém de nutrição é o melhor investimento para a saúde. Crédito: Pixabay

Escrito por Suellen Fernandes

Você é aquela pessoa que a correria do dia a dia te faz esquecer de comer? CUIDADO. Deixar de se alimentar pode trazer prejuízos não só à sua saúde mas ao seu rendimento. 

Trabalhar fora, estudar, cuidar da família e jornadas duplas, triplas e por aí vai. Sua rotina pode ser extensa e requer disciplina. Contudo, manter uma alimentação saudável e consciente é importante até para seu desempenho nos estudos ser excelente. Continue a leitura para saber como isso é possível. 

A segurança alimentar está relacionada a uma boa alimentação, rica em nutrientes, diversa e muitas outras diretrizes como acesso à informação nutricional e combate à fome. É um tema que envolve políticas públicas e une entidades governamentais e sociedade. Mas aí você pergunta: “e onde minha boa alimentação entra nisso tudo com a rotina que eu levo de estudos, trabalho e outras atividades?”. 

 

Alimentação Segura para seus dias
 

A recomendação do Ministério da Saúde é que façamos ao menos 3 refeições diárias e intercalemos elas com ingestão de alimentos entre as pausas.

Em dias de tantas tarefas nem sempre parar e preparar uma refeição é possível.  Algumas dicas são fundamentais para manter além do corpo alimentado para que ele exerça suas funções vitais, nosso cérebro e emocional também são afetados positivamente com bons ingredientes. 

Consuma alimentos que fazem bem para seu rendimento. Aqui tem uma lista de comidas saudáveis que rendem para sua rotina de estudos.  

Pratos com ingredientes naturais são a recomendação ideal, com alimentos minimamente processados.   

Nem sempre comer saudável sai caro. Coma alimentos naturais da estação, como banana. Abacaxi também pode servir como um lanche entre uma refeição e outra. Mamão ou fruta do seu gosto pode ser ingerida com aveia, chia ou leguminosas para complementar a refeição e dar saciedade até sua próxima hora de comer. E são comidas de baixo custo.

Ter rotina é importante. Então escolha um dia da semana para preparar seu almoço e jantar. Assim, você terá suas refeições prontas para a maioria dos dias da semana e em horários estabelecidos para ingeri-los. Ao menos 2 horas de seu dia são suficientes para preparar refeições. 

Combine os preparos. Desde macarrão, mandioca (aipim ou macaxeira, como é chamada em algumas regiões), uma salada cozida ou fresca e um acompanhamento de sua preferência são preparos rápidos e que com um complemento é possível fazer combinações entre eles e diversificar suas refeições ao longo dos dias.

Diversifique. Se você come carne, é possível variar os tipos de preparo para a semana. Num dia você pode consumi-la cozida, no outro, grelhada. Uma salada cozida à vapor ou salada fresca podem ser variações e riqueza de nutrição. 

Leia as embalagens. Confira os ingredientes de produtos que você ingere. Acompanhe o rótulo das embalagens. Em muitos casos é melhor não levar para sua casa uma combinação de alimentos ultraprocessados. A longo prazo, pode não fazer bem à sua saúde.  

Procure ajuda profissional. Nem sempre o que é indicado na internet se aplica à sua realidade. Consultar alguém de nutrição é o melhor investimento para a sua saúde. Um acompanhamento baseado em suas necessidades é que vai gerar resultados para sua rotina, saciedade, saúde e resultados que impactam não apenas o seu corpo mas também seu humor. É por esse motivo que ter nutricionistas é tão importante para ajudar no processo de alcançar resultados que vão além de ingerir alimentos.

Gosta de nutrição, temáticas incluindo o assunto? Quer saber mais sobre a profissão e áreas que uma profissional da nutrição pode operar, então venha conhecer o nosso curso.

Comentários