Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como começar o TCC sem medo (e com o tema perfeito)

Por: Taísa Silveira 12/09/2016 - 10:00 - Atualizado em: 06/06/2017 - 13:24
A sigla
A sigla "TCC" pode tirar o sono de muita gente, mas a escolha do tema perfeito ajuda a dormir com mais tranquilidade

Escrito por: Caroline Melo

Parece demais tentar, com tantas áreas diferentes de conhecimento diversos, conversar sobre um jeito único de escolher um tema para TCC, não é? Mas terminar um ciclo, receber um diploma e estar pronto para começar oficialmente sua carreira profissional é a meta de quase todas as pessoas que iniciam o Ensino Superior ou Técnico no Brasil, seja em instituições públicas ou privadas. Para chegar lá, além de dar duro durante as aulas e lidar com os rotineiros desafios acadêmicos, todo estudante deve passar pelo famoso – e muitas vezes temido – Trabalho de Conclusão de Curso. 

O TCC, como é comumente chamado, pode ser a melhor ou pior parte de uma graduação. Conhecido por tirar o sono de graduandos, o trabalho funciona como forma de avaliação final para o curso. O sucesso nesse projeto é o que vai determinar se o graduando terá aprovação e receberá o certificado de conclusão. “TCC é um trabalho acadêmico obrigatório para todos os cursos de graduação. Em seus vários tipos, monografia, artigo, projeto, ele tem que envolver o que você aprendeu durante o curso”, esclarece Maria Clara Pestana, professora da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, doutora e orientadora de cursos na área de Engenharia. 

Para começar a conversa

Por ser assim importante, é importante escolher o tema nada menos que perfeito. Segundo Maria Clara, a escolha deve ser feita depois de muita reflexão e quanto antes, melhor. “Os alunos tendem a pensar em TCC muito perto do momento da execução. A dica é pensar antes: no meio do curso, já começar a pensar e fazer pesquisa”. 
Não é exagero, não é pressa à toa: adiantar-se dessa maneira dá ao aluno o tempo necessário para entender bem o assunto, pesquisar, se preparar e até mudar de tema.  Nataly da Silva, aluna de Administração da UNINASSAU no Recife, entendeu isso bem cedo durante o curso. “Em períodos anteriores os professores tinham dado dicas. Eles disseram que deveríamos perceber qual a cadeira que nos identificamos mais para que a escolha fosse mais fácil e ir pesquisando assim que possível, não deixar para escolher apenas quando chegássemos à cadeira de TCC”. 

Como selecionar o melhor tema entre todos

Pensar na área do curso que mais tem afinidade é o primeiro passo para chegar ao ponto final da seleção do tema, mas isso pode ser só o começo de muitos debates internos por parte dos estudantes. Com todos os temas possíveis, como abraçar aquele que tem a maior possibilidade de dar certo? Antes de qualquer coisa, tente separar entre todos os temas imaginados aqueles que tiverem maior importância acadêmica.

“Cada curso você vai ter uma regra diferente e definir se o tema tem relevância ou é atual, se é um bom tema ou não, vai depender da graduação”, avisa Maria Clara. Para solucionar essa dúvida, use aquilo que já aprendeu durante o curso. Lembrar daquilo que já aprendeu e procurar setores correlacionados é certeiro e garante que haja bastante bibliografia no desenvolvimento da pesquisa. 

Luciano Santos, estudante de Jornalismo na UNINASSAU, tinha dois temas. Um deles, que começou a ser pesquisado, era sobre o manguebit e contava com a participação de músicos, mas... “Mas aí comecei a ver umas dificuldades porque todo o roteiro para o meu documentário tinha que ter tempo”, conta. “Uma das partes era entrevista com os integrantes da banda, eu não consegui encaixar essas entrevistas no cronograma deles”. A solução foi seguir para o segundo tema: uma revista sobre uma instituição religiosa e o trabalho finalmente fluiu. “Com os dois temas eu já tinha uma afinidade, mas o segundo eu acho que encontrei uma afinidade maior e não corro o risco de ficar preso a esse trabalho maçante e acabar perdendo a motivação”, explica o estudante. 

A maior dica, no final das contas, é entender o cronograma. O tempo para a preparação do trabalho de conclusão não é muito, então é importante adequar o período que você tem ao seu orçamento financeiro (sim, isso é importante!) e o tamanho do tema. “Se você for inventar algo mirabolante, não vai dar. Deixa isso para o mestrado e o doutorado”, aconselha Maria Clara Pestana, que também é orientadora de alunos de sua área.  “Um tema é um assunto que você tem que escolher e ele tem que estar abordando algo dentro da área do curso. Deve ser abrangente, mas ao mesmo tempo bem perto da realidade do aluno, bem atual”. 

Outra dica é sempre encontrar um tema que converse com seu orientador – ou um orientador que converse com sua ideia de tema. O professor deve entender bem a área para ajudar a delimitar o assunto e no desenvolvimento da pesquisa. Quanto a isso, Nataly também tem uma história a contar. Segundo a estudante, a maior dificuldade que encontrou enquanto desenvolvia o TCC com seu grupo foi entender como elaborar o TCC em si. “Apesar de todos da minha equipe gostarem da temática, ela ainda era um pouco complexa. Para superar esta dificuldade, conversamos com as professoras da área que nos deram um grande auxílio no TCC.” 

Tudo escolhido... por onde começar?

A produção do trabalho deve ser iniciada a partir de uma dúvida ou problema que ainda não foi explorado dentro da área de estudo com relevância acadêmica. Ela também deve atender aos propósitos acadêmicos do aluno. Acima de tudo, deve haver muita bibliografia para que a pesquisa prossiga sem problemas. A coordenadora de Engenharia da a dica que vale para todos os cursos: “Você precisa procurar livros e artigos publicados na área e nada de Wikipédia! Tenha no mínimo vinte referências“. 

Para já começar a dar um empurrãozinho no seu Trabalho de Conclusão de Curso, o LeiaJá listou alguns sites que reúnem artigos, livros e diversos tipos de publicações gratuitamente abaixo. Mãos à obra e boa sorte!

Repositório do Grupo Ser Educacional 

Scientific Eletronic Library Online - Scielo  

Scielo Brasil

Edanz – Journal Selector

Biblio 

Domínio Público

Open Library

Google Acadêmico  

Comentários