Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Responsabilidade Social


Como combater o preconceito com pessoas que têm AIDS

Entenda a diferença entre HIV e AIDS e a importância da conscientização sobre a doença.
Por: 01/12/2022 - 11:05
Estar próximo de amigos e familiares é um diferencial que ajuda a enfrentar a doença com mais força e coragem. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Há pouco mais de 40 anos, os primeiros números de pessoas mortas pela AIDS foram registrados no Brasil. Desde o início da década de 1980 o vírus se espalhou pela população brasileira, levando consigo estigmas e preconceitos, principalmente pela falta de informação disponível sobre a doença.

A partir da segunda metade da década de 1990, o Brasil trabalha para o desenvolvimento e distribuição de medicamentos para o combate da AIDS em pessoas soropositivas, além da prevenção da contaminação por HIV. A epidemia se tornou forte no país quando ainda era difícil ter um diagnóstico preciso, e ainda houve um lento processo de entendimento por parte da sociedade.

E, de fato, ainda há um alto percentual de pessoas que não entendem a diferença entre HIV e AIDS, tornando o processo de compreensão e acolhimento dos infectados mais trabalhoso e desgastante. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura aqui.

HIV e AIDS não são a mesma coisa

Uma pessoa que testa positivo para HIV não significa que automaticamente terá AIDS, muito menos que morrerá por isso. O vírus, uma vez detectado no organismo, pode ser controlado e até mesmo inativado por meio de um tratamento contínuo, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Existem pessoas que atingem o patamar de ter o vírus indetectável por exame. A vida não acaba após o diagnóstico do HIV.

Muitos especialistas defendem que a desmistificação do HIV deve partir do entendimento de que as pessoas encaram o vírus como encaram outros diagnósticos mais comuns e aceitos socialmente, como a diabetes, por exemplo. Tomando os devidos cuidados pessoais é possível ter uma rotina saudável, sem se preocupar com complicações.

Conhecimento para se espalhar

Para saber mais sobre o assunto, você pode assistir ao documentário de André Canto, Cartas para Além dos Muros, disponível na internet, onde há o relato de profissionais da medicina e de pessoas que vivem com o vírus atualmente. 

A UNIAIDS, braço da ONU para combater a AIDS no mundo, trabalha para a conscientização das pessoas sobre a doença, além de centralizar dados e informações sobre o vírus no mundo.

A UNIVERITAS apoia a causa do combate à AIDS, e os cursos da área de saúde abordam essa e outras temáticas para formar profissionais preparados para todas as situações.

 

Comentários