Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Cinco coisas que o engenheiro químico faz e você não sabia

Profissional é responsável por transformar matérias-primas em objetos úteis
Por: Katarina Bandeira 18/09/2017 - 10:34 - Atualizado em: 20/09/2017 - 13:58
Objetos só chegam às prateleiras após passar pelo engenheiro químico
Objetos só chegam às prateleiras após passar pelo engenheiro químico

O trabalho do profissional de Engenharia Química é de extrema importância para que tenhamos a maioria dos produtos que compõem o nosso dia a dia. Objetos corriqueiros, como baldes, esmaltes, entre outros, só chegam às prateleiras dos supermercados após passar pelo desenvolvimento e pela supervisão do engenheiro químico, que também é responsável por sugerir processos que causem o menor impacto ambiental possível. Mas você sabe quais são esses campos de atuação e o que pode ser produzido em cada um deles? Confira:

 

 

Combustíveis

A indústria do petróleo é uma das que mais procura engenheiros químicos para seu quadro de funcionários, principalmente por ainda haver uma grande demanda de combustíveis derivados do petróleo para serem produzidos.

 

O que o engenheiro vai ajudar a produzir: Gasolina, óleo diesel, álcool

 

 

Alimentos

Uma das funções do engenheiro químico é supervisionar processos, trabalhando em parceria com a equipe de operação para garantir a produção de materiais dentro das especificações.

 

O que o engenheiro vai ajudar a produzir: Conservação, cozimento, envasamento

 

 

Fibras sintéticas

A pesquisa também faz parte das áreas que podem ser seguidas pelos profissionais de engenharia. A intenção aqui é encontrar novas aplicações para produtos que já existem, causando o mínimo impacto ambiental.

 

O  que o engenheiro vai ajudar a produzir: Tecidos, lã

 

 

Plásticos

Além da produção, toda indústria precisa de um profissional especializado para realizar perícias,vistorias e avaliações para a emissão de laudos técnicos, além de definir, por exemplo, as normas e as técnicas de manipulação e descarte de produtos químicos.

 

O que o engenheiro vai ajudar a produzir:  Canetas, brinquedos, embalagens

 

 

Doméstico

Por ter especialidade também na área química o engenheiro pode trabalhar no tratamento de resíduos, além de desenvolver equipamentos que servem para realizar processos físico-químicos de transformação de matérias-prima.

 

O que o engenheiro vai ajudar a produzir: Produtos de limpeza, ceras, detergentes

 

 

Você já pensou em ser um engenheiro químico? Existem muitos outros campos que um engenheiro químico pode trabalhar. Conta para a gente se você sabe quais são!

 

Comentários