Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Ciências Biológicas: um mercado amplo para um profissional com sede de saber

Seja com pesquisa ou na sala de aula, biólogo pode atuar como um camaleão da ciência
Por: Katarina Bandeira 03/09/2018 - 09:08
Profissional formado em Ciências Biológicas tem diversas opções para se especializar após terminar a graduação. Foto: Freepik
Profissional formado em Ciências Biológicas tem diversas opções para se especializar após terminar a graduação. Foto: Freepik

Imagine ter a oportunidade de conhecer ecossistemas inteiros, com milhões de anos de seleção natural, e ainda ter acesso ao comportamento de organismos micro e macroscópicos. Esses são apenas alguns dos tópicos que podem ser estudados por biólogos durante a sua carreira. Na pesquisa ou na sala de aula o profissional formado em Ciências Biológicas tem diversas opções para se especializar após terminar a graduação. Para você que ainda tem dúvidas sobre se o curso é realmente a sua cara, separamos três pequenas explicações sobre o que te espera na biologia:


Pesquisador ou professor


O curso de Ciências Biológicas permite ao aluno escolher entre duas vertentes de mercado. Ele pode formar-se bacharel, trabalhando em empresas privadas, órgãos públicos e com pesquisas ou, optando pela licenciatura, virar professor e passar adiante o aprendizado para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Tudo vai depender da afinidade do estudante.

No bacharelado as opções são muitas, passando, por exemplo, pelo meio ambiente, setor de alimentos e até ajudando a desvendar crimes (com a biologia forense). Com a licenciatura é possível atuar em escolas (e universidades, caso opte por fazer uma especialização na área), museus (com ações educativas) e até mesmo ONGs. Já pensou?

Cientista, mas não maluco

Quem gosta de ciências já deve ter-se imaginado fechado em um laboratório com um jaleco branco, estudando, descobrindo e quem sabe até reproduzindo organismos. Na biologia é possível fazer isso sem se transformar em um novo Victor Frankenstein. Isso porque uma das áreas de atuação do curso de Ciências Biológicas é a genética. Nela, os profissionais buscam compreender processos fisiológicos, realizar o melhoramento genético de diferentes espécies, diagnosticar doenças escondidas nos códigos genéticos humanos, e até mesmo usar microorganismos para a produção de alimentos e remédios.

Passarinho, que bicho é esse?

Uma das qualificações do biólogo que pouca gente conhece é a taxonomia. Os taxonomistas são os profissionais especializados em identificar e classificar novas espécies. Assim, ao graduar-se você terá a oportunidade não apenas de procurar por novas formas de vida, mas também de conhecer, estudar e ajudar a proteger espécies ameaçadas de extinção ou que ainda não foram formalmente catalogadas.

Inclusive, a área com maior demanda pelo profissional graduado em Ciências Biológicas é a ambiental. A constante preocupação com sustentabilidade e preservação do meio ambiente faz deste um profissional bastante requisitado no mercado de trabalho.

 

Ficou curioso sobre o que é aprendido no curso? Faça nosso vestibular para Ciências Biológicas!

 

Comentários