Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Chocolate: além de boa sobremesa, um bom ofício

O doce pode render bons resultados no mercado de trabalho. Confira
Por: Paula Brasileiro 01/08/2017 - 10:50 - Atualizado em: 14/08/2017 - 17:58
Chocolates podem render um gostoso ofício
Chocolates podem render um gostoso ofício

Vianne Rocher e sua filha de seis anos decidem recomeçar a vida numa pequena cidade rural da França. Lá, Vianne abre uma loja de chocolates a despeito da má-recepção e olhares tortos dos moradores locais. Ela cria as mais diversas receitas com o doce e acaba conquistando, pouco a pouco, aqueles que antes a receberam com incredulidade.

Essa é a sinopse do filme Chocolate, clássico do cinema com Juliette Binoche e Johnny Depp. O longa mostra como este alimento tem o poder de agregar e adoçar até os mais duros dos humanos. O curso de Gastronomia tem uma cadeira específica para que os alunos aprendam a lidar com essa delícia. Nela, os estudantes aprendem a lidar com equipamentos específicos, técnicas para trabalhar o chocolate, identificar matéria-prima de qualidade e executar decoração em produtos com chocolate.

Assim como para a personagem do filme, trabalhar com chocolates pode ser uma ótima pedida. A coordenadora do curso de Gastronomia da UNIVERITAS, Jacqueline Almeida comenta sobre este mercado: "O mercado de chocolates está cada vez mais competitivo, o que representa uma ótima oportunidade para quem quer investir nesse ramo de negócio. Quem trabalha com chocolate artesanal costuma atender mercados específicos, realidade diferente do mercado de industrializados, que são produzidos em grande escala. Muitos consumidores preferem comprar chocolates diferenciados e personalizados para presentear em épocas comemorativas e o negócio de chocolates, trufas e bombons representa uma ótima oportunidade para quem quer investir."



Juliette Binoche é a estrela do filme Chocolate

 

Profissionais do chocolate

Existem duas categorias, no que diz respeito a quem trabalha com chocolate, que são bem distintas mas que podem andar juntas. O chocolate maker e o chocolatier. O primeiro, é o responsável por criar os chocolates a partir da matéria-prima, o cacau. Ele quem escolhe o cacau e extrai dele seu melhor sabor e textura a partir de parâmetros de fermentação, secagem e torra para criar o chocolate.

Já o chocolatier vai pegar este chocolate pronto e transformá-lo em receitas criativas e originais. Ele vai criar bombons, trufas, tabletes diferenciados e outras sobremesas, contando com sua criatividade e conhecimentos de alta-confeitaria.

Não parece delicioso? Conta pra gente qual sua sobremesa preferida.

 

Comentários