Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Responsabilidade Social


Chega ao Rio nova opção de lazer para cadeirantes

O projeto Bike Sem Barreiras é gratuito e promove a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a partir do uso de bicicletas adaptadas
Assessoria de Comunicação Por: Juney Freire 02/07/2019 - 00:00 - Atualizado em: 08/07/2019 - 09:13
Com foco na inclusão social, a UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas estreia, no próximo domingo (07), o projeto Bike Sem Barreiras. Todos os domingos, pelos próximos seis meses, serão disponibilizadas para a população bicicletas adaptadas para o lazer de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
 
O projeto, que faz parte da Responsabilidade Social da UNIVERITAS, é desenvolvido pelo Instituto Ser Educacional, e traz, entre as bicicletas, uma HandBike (um triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos) e uma Bike Dupla (para ser pedalada por um monitor e uma pessoa com deficiência visual. Na ocasião, todas as bikes serão guiadas por coordenadores e alunos voluntários da UNIVERITAS, que percorrerão um trajeto ao longo da Praia do Flamengo.
 
Para a diretora da Instituição, Adriana Garcia, receber o projeto no Centro Universitário é uma oportunidade proveitosa não apenas para o público, como também para inserir os alunos em práticas sociais. "A UNIVERITAS tem a missão de agregar educação ao exercício da cidadania. Deste modo, possibilitar interações dos nossos alunos com a população, promove uma prática social única e favorável, principalmente se observarmos que público-alvo do projeto é constituído por pessoas com menores alternativas de lazer. Logo, ao mesmo tempo que o usuário vai desfrutar do Bike Sem Barreiras, o estudante voluntário vai aprender que tem um papel na sociedade ao ser parte da alegria de alguém", explica.
 
Já para o presidente do grupo Ser Educacional, mantenedor da UNIVERITAS e do Instituto Ser Educacional, Jânyo Diniz, o Bike Sem Barreiras é um projeto que visa acima de tudo incluir a população de um modo geral. “Queremos despertar nas pessoas com baixa ou nenhuma mobilidade, o prazer em participar de uma atividade de lazer, que neste caso é andar de bicicleta. Uma atividade simples para muitos, mas que era colocada como impossível para outros. Esperamos que a adesão seja um sucesso, assim como nas outras cidades onde já implantamos o projeto, e que possamos implementar em outras cidades”, comenta.
 
Os interessados em participar podem ir ao Posto 3 da Praia do Flamengo, todos os domingos das 9h às 12h, e procurar a equipe da Instituição disponível na tenda da UNIVERITAS.
 
Sobre o Projeto – Inaugurado em 2016, no Recife, em Pernambuco, o Bike sem Barreiras já atendeu mais de 500 pessoas com deficiência durante os dias de ação. Atualmente, a organização está expandindo a atuação da iniciativa para outras capitais do Brasil, como o Rio de Janeiro.
 

Comentários