Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Chat GPD: utilizar sem cautela pode atrapalhar o aprendizado

Por: 10/05/2023 - 11:57 - Atualizado em: 10/05/2023 - 11:55
Freepik

Escrito por: Thaynara Andrade

Robôs e inteligências artificiais (IA's) que imitam comportamentos humanos há algum tempo já não são mais histórias de livros e filmes de ficção científica. Todavia, é notável que a chegada do Chat GPD causou burburinho na  sociedade. 

Mas calma, você sabe o que é isso? Trata-se de uma IA capaz de produzir textos muito semelhantes aos humanos, desde uma música romântica até um artigo científico. Porém, por mais que traga muitas possibilidades positivas, essa inovação também abre um alerta para os profissionais de educação. 

Confira o que diz o professor da Unama, Álvaro Camara que é especializado em cibersegurança e IA:

“Como ferramenta de aprendizado, o Chat GPT pode ser útil para ajudar no estudo, pois pode fornecer informações, esclarecer dúvidas e fornecer exemplos relevantes. Ele pode ser particularmente útil para obter uma visão geral de um tópico, explorar diferentes perspectivas e receber explicações passo a passo”, explica o professor. 

É preciso usar com cautela

(Freepik)

O professor Álvaro alerta sobre os riscos da má utilização da tecnologia. "É importante ter em mente que o Chat GPT não substitui o estudo dedicado e a busca ativa de conhecimento. Ele pode fornecer informações gerais, mas não tem a capacidade de compreender completamente o contexto ou fornecer conselhos personalizados”.

Falhas e equívocos 

“Não podemos esquecer que o chat gpt é uma tecnologia em desenvolvimento, com grau de maturidade baixo e que pode conter erros em seu conteúdo. Em resumo o chat gpt não é uma fonte confiável, mas que pode ser útil em situações pontuais e em contextos que o utilizador já domine”, finaliza.

 

Comentários