Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Cantar ou não cantar, eis a questão

No Dia Nacional do Teatro separamos cinco musicais nacionais que você não pode perder!
Por: Katarina Bandeira 19/09/2018 - 09:03
Teatro musical se tornou um dos gêneros mais queridos entre artistas e público. Foto: Freepik
Teatro musical se tornou um dos gêneros mais queridos entre artistas e público. Foto: Freepik

Música, dança e canções para representar cada mudança na vida dos personagens. Assim é construída a base de um dos gêneros do teatro mais queridos entre artistas e público: o Musical. Nascidas no final do século XIX, na Inglaterra, as peças musicais têm como base uma narrativa apoiada em músicas que podem tanto acompanhar os diálogos em cena, como ser o próprio diálogo, além de integrar dezenas (e, às vezes, inesquecíveis), coreografias.

Apesar de ter aparecido pela primeira vez em terras européias, a popularização do gênero veio ter seu júbilo nos Estados Unidos, no início do século XX. Porém, dessa vez não vamos falar das icônicas peças da Broadway, complexo de teatros considerados de mais alto nível artístico, em Nova York, mas sim de representantes do estilo aqui, no Brasil. Para comemorar o Dia Nacional do Teatro separamos cinco musicais para você curtir. Aproveite!

Zeca Pagodinho, uma história de amor ao Samba

Que Jessé Gomes da Silva Filho, vulgo Zeca Pagodinho, é um dos maiores nomes do samba, ninguém duvida. Para eternizar a história do homem conhecido não apenas por suas canções, mas também por sua simplicidade, o musical busca retratar a vida do cantor desde a juventude, até a fase mais madura. Tudo isso envolto em muita música. O espetáculo fica em cartaz no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, até 29 de outubro.

Gonzaguinha: o eterno

Filho do Rei do Baião, Gonzaguinha foi um célebre cantor e compositor brasileiro que atuou ativamente durante a Ditadura Militar. O musical conta a história do artista, que iniciou sua carreira na década de 1960, com composições em xote, samba, baião, entre outros. No palco, nove artistas entre atores, cantores e instrumentistas, entoam dezesseis músicas do compositor, entre elas “Sangrando”, “O Que é o Que é?”, “Ponto de Interrogação”. O espetáculo fica em cartaz até 23 de setembro, no Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro.

Elza

Dona de uma das vozes mais fortes do Brasil, Elza Soares é uma artista única. Com uma carreira cheia de altos e baixos, a cantora é sinônimo de resistência, luta e reinvenção. Para representá-la sete atrizes dividem diferentes fases de sua vida, marcada por diversas tragédias pessoais como a morte, a violência doméstica e o preconceito. Tudo isso contando de forma alegre a pedido da própria intérprete. A peça está em cartaz até 30 de setembro, no Teatro Riachuelo, Centro do Rio de Janeiro.

Deixa Clarear

Os palcos do Recife também recebem, nos dias 20 e 21 de outubro, um musical sobre um ícone da MPB. Protagonizado pela atriz Clara Santhana, o espetáculo narra a carreira de Clara Nunes, cantora e compositora brasileira, considerada uma das grandes intérpretes da sua geração. No repertório, músicas como O Canto das Três Raças, Na Linha do Mar, Morena de Angola, Um Ser de Luz e O Mar Serenou. Em cartaz no Teatro RioMar, Pina.

O frenético Dancin’ Days

Hora de soltar as asas e as feras, colocar um collant colorido e se jogar no clima frenético do Dancin’ Days. A boate que foi febre nas noites cariocas dos anos de 1970, volta ao Rio de Janeiro para relembrar seus tempos áureos. O musical relembra grandes clássicos da discoteca como ‘You make me feel might real’, ‘We are Family’, ‘Y.M.C.A’ e clássicos das Frenéticas, banda formada na antiga boate. Segue em temporada no Teatro Bradesco Rio, até dia 21 de outubro.

 

E você gosta de musicais? Conta para a gente qual o seu favorito!

 

Comentários