Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Brasil está entre os países onde mais acontecem acidentes de trabalho

A cada 48 horas um profissional sofre algum tipo de acidente. O técnico em segurança do trabalho é personagem importante na prevenção destes casos
Marcele Lima Por: 26/11/2018 - 15:56 - Atualizado em: 26/11/2018 - 16:00
Brasil está entre os países onde mais acontecem acidentes de trabalho/Pixabay
Brasil está entre os países onde mais acontecem acidentes de trabalho/Pixabay

Em um dia de trabalho comum, Eudes Andrade estava de costas juntando as ferramentas depois de terminar uma manutenção na empresa em que trabalha.  De repente ele escuta os companheiros gritarem, mas não houve tempo de correr. Foi atingido por uma máquina que perdeu o controle dentro da oficina.

O equipamento acabou prendendo a perna de Eudes contra a parede e causou fraturas em dedos do pé. O acidente só não foi mais grave porque o trabalhador utilizava a bota de trabalho, que faz parte do kit de equipamentos de proteção individual, EPI.

Antes de ir para o hospital, o mecânico se preocupou em pedir que fosse feita uma vistoria na máquina do acidente. “Fiquei preocupado de não acontecer com outra pessoa, que passasse batido, a máquina continuasse em atividade e machucasse outra pessoa”. Foi descoberto que um problema elétrico teria feito o equipamento perder o controle. Eudes passou por cirurgia e se recupera bem.

Dados

Casos como este são bem comuns no Brasil. A cada 48 segundos um trabalhador sofre acidente e um morre a cada 4h30. Os números são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho.

Os dados apontam ainda que entre 2012 e 2017, a Previdência Social gastou mais de R$ 26,2 bilhões em pagamento de auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e pensão por morte.

De acordo com o Observatório, hospitais, construção civil, o transporte de cargas e o comércio estão entre os ambientes que mais ocorrem acidentes motivados por quedas, choques elétricos e acidentes com máquinas.

No ano passado, das 349.579 comunicações de acidentes de trabalho (CATs) feitas pelas empresas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 37.057 se referiam a quedas – 10,6% dos registros.

A Professora do curso de Segurança do Trabalho, Joseline Carneiro Leão explica como pode-se minimizar os riscos. “A forma de se evitar acidentes do trabalho é seguir as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho: as NR. Tais normas definem as medidas técnicas legais a serem adotadas, quais sejam: as proteções coletivas e as proteções individuais”.

O técnico em Segurança do Trabalho é peça fundamental para evitar que os números negativos cresçam. Ele se encarrega de gerenciar ações que promovem a segurança dos funcionários das empresas, garantindo salubridade do ambiente de trabalho e a saúde em dia de todos os envolvidos. O dia 27 de novembro é dedicado a estes profissionais.

“Considero como uma missão. Fazer os outros enxergarem a importância da Prevenção! É a luta diária pela Vida! Sinto-me realizada em fazer parte desta luta”. Conclui a Professora Joseline.

Conheça o curso de Segurança do Trabalho da UNIVERITAS!

Comentários