Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


A biotecnologia está ao seu redor

Profissão de biotecnólogo está ligada à diversas áreas de atuação
Por: Katarina Bandeira 13/11/2017 - 12:32
Apesar de parecer uma profissão recente a biotecnologia existe no dia a dia há séculos. Foto: Pixabay
Apesar de parecer uma profissão recente a biotecnologia existe no dia a dia há séculos. Foto: Pixabay

Se você mora em centros urbanos é provável que metade da sua alimentação seja feita com alimentos industrializados ou geneticamente modificados. O responsável por essa e outras mudanças feitas com a manipulação de insumos é o biotecnólogo, que desenvolve e aplica conhecimentos químicos e biológicos para a criação de novas tecnologias, tanto visando a alimentação como também nas áreas de saúde, química, agricultura, ambiental, dentre outros.

Biotecnologia: séculos de modificação

Apesar de parecer uma profissão recente, até pela ligação feita com transgênicos e clonagem de alimentos, a verdade é que a biotecnologia existe no dia a dia há mais tempo do que se pode imaginar. No século XII, por exemplo, já era feita a destilação do álcool para a comercialização de bebidas, ação atribuída ao biotecnólogo. Além disso, a criação de vacinas, o processo de clonagem de animais em extinção e a alteração genética de microorganismos também fazem parte das áreas que contemplam a profissão.

Ou seja, quase tudo o que está ao nosso redor tem alguma ligação com a área de biotecnologia. Isso porque o biotecnólogo trabalha para solucionar tanto problemas urgentes das grandes nações, como por exemplo a procura por meios para o tratamento de águas contaminadas e alternativas para a escassez de alimentos até coisas mais simples, como desenvolver novos sabores para o seu iogurte favorito.

Áreas de atuação

Caso você queira se tornar um profissional atuante em biotecnologia, aqui estão algumas áreas que você pode procurar aplicar os seus conhecimentos:

Agricultura e pecuária

Aqui o profissional irá desenvolver medicamentos para o controle de pragas e doenças em lavouras, criar sementes mais resistentes a condições climáticas, alimentos transgênicos mais nutritivos, etc. Também trabalha diretamente na formação de de embriões, no aprimoramento de vacinas e medicamentos para uso veterinário e no desenvolvimento de animais transgênicos.

Indústria alimentícia

Produzir, controlar e  melhorar alimentos e bebidas que levem microrganismos em sua composição, como cervejas e queijos. Ao lidar com insumos o biotecnólogo também precisa estudar novas matérias-primas para a produção de biocombustíveis, além de trabalhar criando formas de fermentação, entre outras funções.

Meio ambiente

Procurar formas de diminuir o impacto da ação humana no meio ambiente, estudando processos biotecnológicos para a recuperação de solos, modificando microrganismos para ajudar no tratamento de águas contaminadas por esgoto e outros poluentes. A atuação envolve também pesquisar a poluição e a contaminação do ar, buscando formas de melhorar a nossa relação com o planeta.

Indústria farmacêutica

Pesquisar por microrganismos que ajudem no desenvolvimento e produção de novos medicamentos, antibióticos e vacinas, além buscar identificar os causadores de doenças, através de análises clínicas e institutos de pesquisa, atuando na prevenção, no controle e no combate a infecções.

 

Você conhecia todas as áreas que o biotecnólogo pode atuar? Conta para a gente se faltou mais alguma!

 

Comentários