Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Auto CAD: descubra como a ferramenta pode auxiliar na Arquitetura

Software é responsável em desenvolver projetos elaborados minuciosamente, com um nível de qualidade e exatidão cada vez maior
Por: Taísa Silveira 04/01/2018 - 11:03 - Atualizado em: 04/01/2018 - 11:22
Auto CAD: descubra como a ferramenta pode auxiliar na Arquitetura/ Reprodução/Shutterstock
Auto CAD: descubra como a ferramenta pode auxiliar na Arquitetura/ Reprodução/Shutterstock

Escrito por Rebeca Ângelis

Organizar e planejar espaços internos e externos é tarefa principal da Arquitetura. Já dizia o inventor Thomas Edson: “Talento é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. E para que um bom arquiteto desenvolva seus projetos, é preciso se atualizar quanto às novas tecnologias que possuem ferramentas úteis de sua área.

Os principais requisitos deste profissional consistem em compreender desenho técnico arquitetônico. E para desenvolver essas habilidades, uma das mais frequentes ferramentas utilizadas é o AutoCAD. Com este software vários projetos são desenvolvidos do  início ao fim, criando um documento padronizado e de boa qualidade. Pensando nisso, destacamos alguns aspectos importantes acerca desse equipamento que podem facilitar nos projetos de arquitetura, de forma de forma simples e intuitiva. Confira!

Mas afinal, o que é AutoCAD? 

O AutoCAD (Computer Aided Design- uso do computador para fazer desenho ou projeto) consiste em uma ferramenta simples que é capaz de transmitir com precisão áreas gráficas e desenhos técnicos de vários projetos. Criado em 1982, o sistema era voltado inicialmente para elaboração de peças mecânicas. Com o decorrer do tempo, tornou-se um programa multidisciplinar e, atualmente, oferece mecanismos para elaboração de desenho de diversos produtos em inúmeras áreas, como a indústria automobilística, engenharia, construção civil, arquitetura, entre outras.

Como conhecer a ferramenta?

Na arquitetura, é indispensável primeiramente conhecer toda técnica de desenho, bem como, suas devidas áreas de aplicação. Desta forma, torna-se mais fácil a compreensão do objetivo do desenho e como será sua aplicação na execução da ferramenta, como por exemplo, um programa de modelagem e desenho nos formatos em 2 e 3 Dimensões (2D e 3D, respectivamente).

Comandos básicos

Os primeiros comandos do AutoCAD são também princípios importantes para se aprender, pois através desses é que se torna possível criar toda base e estrutura que resultará no projeto. Entre os principais desenhos básicos, destacam-se os de formas geométricas básicas como linha (Comando Line ou L), retângulo (Rectangle ou Rec), círculo (Circle ou C), arco (Arc ou A), e funções como hachurar (Hatch ou H) e estender (Extent ou Ex). Com a prática fica fácil utilizar esses e mais comandos com atalhos de teclado, como se pode ver na Figura ao lado. 

Grandes projetos num passe de... AutoCAD

Pequenos projetos arquitetônicos fazem desse sistema uma verdadeira “varinha de condão”. Com ele, é possível criar não só desenhos, mas também, documentação técnica, apresentações de projetos em níveis foto realísticos, além de criações de desenhos simples e até extremamente detalhados e complexos. O domínio dos comandos permite resultados que chegam a impressionar. Dentro do software também existe uma extensão chamada AutoCAD Architecture, criado especialmente criação de projetos de forma rápida como: piscina, escada, jardim, porta, blocos, forros,janelas,elevações, ou até mesmo uma casa inteira. Veja no vídeo!

Tem interesse em saber mais sobre este software? Conheça também nosso curso presencial de Arquitetura e Urbanismo!

 

Comentários