Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Esportes


Atletas da UNG vivem sonho das Olimpíadas 2021

Alexsandro Melo (salto em distância e salto triplo) e Thiago Moura (salto em altura) estão no top10 e top20 de suas categorias, respectivamente
Assessoria de Comunicação Por: Mário Victor Tavares 05/07/2021 - 15:47 - Atualizado em: 07/07/2021 - 17:33
Pode-se dizer que o ponto alto da carreira de um atleta é participar da principal competição mundial da sua categoria. Um sonho almejado por muitos, mas que, pela alta concorrência e nível técnico exigido, poucos alcançam. E esse sonho será vivido por Alexsandro Melo e Thiago Moura nas Olimpíadas de Tóquio 2021.
 
Atletas da Universidade UNG, os dois têm se preparado há mais de cinco anos para esse momento, participando e vencendo competições nacionais e internacionais para conseguir a classificação. Alexsandro, conhecido como o “Bolt brasileiro” pelo seu porte físico parecido com o do jamaicano Usain Bolt, é uma das principais promessas de medalhas para o Brasil no salto em distância e no salto triplo.
 
No Sulamericano de Atletismo, no Equador, em maio desse ano, ele conquistou o ouro no salto triplo e o bronze no salto em distância. Venceu também no salto triplo no Troféu Brasil de Atletismo 2021, em junho. Com isso, suas expectativas para Tóquio 2021 aumentaram. “Inicialmente, minha ideia era ganhar experiência e brigar por medalha nas Olimpíadas de 2024. Mas, com o adiamento da competição por causa da pandemia, a preparação mais intensa que tive nesse período e os últimos resultados, estou confiante”, falou Alexsandro.
 
“Bolt” está no top10 do salto triplo no mundo, em ranking elaborado e atualizado pela Federação Internacional de Atletismo em 31 de dezembro de 2020. Vencedor do Troféu Brasil de Atletismo 2020 no salto em altura, Thiago Moura, graduado e agora aluno da pós-graduação também na UNG, é outro que consta nessa lista, no top20 da sua categoria. Ele aparece como o 14º e tem boas expectativas para a competição.
 
Com marca entre 2,27m e 2,33m, Thiago precisa chegar perto das melhores marcas do ano – 2,37m – para se destacar. “Vai ser trabalhoso, mas não impossível. Só de poder representar meu país na principal competição mundial, já é uma honra”, declarou o atleta antes de embarcar para Tóquio. 
 
A Universidade UNG conta com um Departamento de Esportes, que auxilia os atletas com a concessão de bolsas, tem parceria com a Secretaria de Esportes de Guarulhos e tem o papel de administrar, dar suporte, participar de competições externas, criar eventos esportivos internos e externos com objetivos socializadores e educativos, além de destacar novos talentos, como foi o caso de Alexsandro Melo. Além disso, os eles recebem todo material de treino e uniformes e roupas de passeio para competições.
 
“Sabemos que a vida de atleta é curta por causa do alto nível e rendimento necessário. Por isso, é preciso estar preparado para o futuro. Poder conciliar os treinos com uma graduação e pós-graduação é fundamental para eles”, ressaltou o coordenador de Esportes do Ser Educacional – companhia mantenedora da UNG –, Hermógenes Brasil. 
 
O reitor da UNG, Eloi Lago, afirmou que esta é também uma realização da Instituição. “Nós acompanhamos os atletas de perto, tanto no esporte como nas aulas, e estamos imensamente felizes com a classificação deles. E isso nos ajuda a continuar acreditando no trabalho que estamos fazendo, incentivando o desenvolvimento do esporte nacional e tornando a Instituição um celeiro de craques para competições nacionais e internacionais”, destaca.
 
Ser Educacional e o apoio ao esporte
 
O Brasil ainda está muito distante das grandes potências mundiais em relação ao incentivo ao esporte. Porém, para tentar mudar esse cenário e fomentar a participação de atletas universitários em competições, o Ser Educacional – mantenedor das marcas UNINASSAU, UNAMA, UNG, UNIVERISTAS, UNINORTE, UNINABUCO DIGITAL, UNIJUAZEIRO, UNIFACIMED, UNESC E UNIFASB – tem investido no esporte universitário.
 
“A prática do esporte é essencial para o desenvolvimento e a saúde do ser humano. Para alcançar esse objetivo, é necessário que instituições ajudem a promover e incentivar atletas, disponibilizando espaço físico adequado, bem como o acompanhamento sistematizado de professores de Educação Física”, declarou o presidente do Ser Educacional, Jânyo Diniz.

Comentários