Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Atividades complementares: para que servem?

Coordenador de jornalismo explica a finalidade dos exercícios extracurriculares
Por: 05/05/2021 - 15:37
Do início ao fim do curso de graduação, o estudante se depara com as atividades complementares. Contudo, muitos ainda se questionam se elas são realmente necessárias e sua importância para a grade curricular. Também conhecidas como horas complementares ou extracurriculares, foram instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do parecer nº 67 do CNE/CES.
 
O coordenador do curso de jornalismo da UNINASSAU, André Ferreira, falou da relevância dos exercícios. “São atividades extracurriculares que os estudantes têm acesso. São situações que você tem um contato e que vão além do que é visto na sala de aula e pode agregar muito à sua formação”, afirma. "A importância dessas atividades é, exatamente, agregar conhecimento à sua formação”, completa.
 
André também destaca o que acontece caso os alunos não realizem os exercícios extracurriculares obrigatórios. “É necessário cumprir toda a carga horária complementar para poder ter acesso à sua formação. Se você não a cumpre na íntegra, não será possível colar grau e garantir o seu diploma”.
 
De acordo com o MEC, alguns exemplos de atividades que servem como horas complementares aceitas pelas instituições são: congressos; seminários; palestras; semanas acadêmicas; conferências e entre outros. Porém, vale salientar que o estudante deve verificar com a sua instituição quais são as atividades que podem ser utilizadas em seu curso.

Comentários