Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Click UNG


Assento construído pelos estudantes de Engenharia Civil é inaugurado

A comunidade acadêmica do campus Dutra tem agora novo espaço para descansar
Assessoria de Imprensa Por: Pâmela Vespoli 23/03/2017 - 11:52
nome da ung
Banco construído pelos
Na noite do dia 20 de março, o campus Dutra inaugurou um assento no formato do logo da UNG, projetado e implementado pelos alunos André Fernandes, Andrezza Seiffer, Eder Cabral, Edjanielly Menezes, Gilberto Neves, Ivania Santana e Rumenig Santos, do sétimo semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade UNG.
 
A estrutura é resultado do trabalho acadêmico exigido pelo Projeto Integrado I e II. “O projeto constitui num importante recurso metodológico facilitador do processo de aprendizagem, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos, possibilitando desenvolver habilidades”, afirma a coordenadora do curso de Engenharia Civil Rosilda Resende.
 
Preocupados com qualidade, praticidade, baixo custo e impactos ambientais, os estudantes escolheram a técnica Superadobe para realizar o serviço. Um método que utiliza polipropileno, plástico de embalagens, para ensacar terra argilosa e empilhá-las, prendendo um saco ao outro com arame.
 
Para os alunos, um dos benefícios do material é a liberdade de desenhar a estrutura conforme a estética desejável, “conseguimos moldar fácil a terra dentro do saco, na verdade foi o processo mais rápido. O que demorou mais foi acabamento e reboque”, diz o aluno Gilberto Fernandes.
 
Ele menciona que em apenas 3 dias o banco estava pronto para uso, se fosse outro tipo de material poderia levar o dobro do tempo. Outro aspecto positivo é o uso de componentes recicláveis que não agridem o meio ambiente, tornando o projeto sustentável.
 
“A ideia era utilizar uma técnica que não é muito utilizada nas áreas urbanas, onde temos o mais convencional, o concreto armado. Queríamos mostrar que a Engenharia é ampla e que nem sempre é preciso seguir a ‘receita de bolo’, dá para se inovar, basta pesquisar. Foi uma maneira de mostrar a diversidade”, comenta Fernandes.
 
A coordenadora explica que a tática é tão eficiente que serve para a edificação de casas, devido as propriedades da terra isole naturalmente o som e a temperatura, resultando em economias nos gastos com refrigeração e aquecimento.
Galeria: 
Assento construído pelos estudantes de Engenharia Civil Lançamento do projetoEstudantes do sétimo semestre do curso de Engenharia Civil Inauguração no campus Dutra Inauguração no campus Dutra Inauguração no campus Dutra Inauguração no campus Dutra Inauguração no campus Dutra Inauguração no campus Dutra Envolvidos no projeto

Comentários