Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Artigo Científico é destaque na Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais

Pesquisa tem co-autoria de docentes de Programa de Pós-graduação da UNG
Assessoria de Comunicação Por: 19/05/2020 - 10:32 - Atualizado em: 20/05/2020 - 10:34
Uma Pesquisa Científica do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade UNG foi selecionada como “Artigo em Destaque” pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPM). A pesquisa, que teve como objetivo desenvolver uma superfície de implantes dentários com potencial antimicrobiano, é de coautoria das docentes do Programa de Pós-graduação, Magda Feres e Belen Retamal Valdez.
 
Segundo Magda Feres, também coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UNG, este estudo tem grande relevância para a área porque as bactérias presentes na boca podem causar uma infecção ao redor dos implantes, chamada de peri-implantite, que pode levar à perda do implante. “A nova superfície proposta no estudo levou a uma menor aderência de microorganismos do que o titânio tradicional e propiciou uma colonização de espécies mais benéficas. Estes dados podem guiar futuras pesquisas com a superfície e tem potencial para reduzir a ocorrência de infecções. Além disso, a composição microbiana destes discos foi analisada no Laboratório de Biologia Molecular da Universidade UNG”, explica.
 
A pesquisa é fruto da parceria entre o Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade UNG e o Departamento de Prótese e Periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). “As parcerias, principalmente as com os pesquisadores da UNICAMP como Valentin Barão, João Gabriel Souza e Jaime Cury, têm gerado frutos importantes que podem contribuir significativamente para o avanço do conhecimento nas áreas de microbiologia, cariologia e materiais odontológicos”, finaliza.
 
A SBPM é uma entidade respeitada em diversas áreas do conhecimento, com grande destaque internacional e visa contribuir para o avanço da pesquisa em materiais no Brasil. A Sociedade promove a divulgação e o intercâmbio de informações, interação de pessoas dos setores acadêmico, governamental e comunidades científicas. Os resultados completos da pesquisa foram publicados recentemente na revista internacional ACS Applied Materials and Interfaces.  (https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acsami.9b22741).
 
Confira a matéria completa da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais clicando aqui.
 

Comentários