Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Aprenda a fazer um resumo impecável

Seja ele acadêmico ou científico, alguns detalhes são importantes para desenvolver o trabalho da melhor maneira. Confira
Por: Paula Brasileiro 12/12/2016 - 12:13 - Atualizado em: 12/12/2016 - 17:38
Resumo acadêmico
Fique atento às dicas e não faça feio na hora de fazer o seu resumo
Durante a graduação, inúmeros são os tipos de trabalhos que o aluno precisa dar conta. Entender a metodologia e as regras de cada um é  o primeiro passo para obter bom êxito, ou, em outras palavras, aquela nota bonita no histórico escolar. O resumo é um exemplo de tarefa acadêmica que pode assustar a princípio. Entenda como ele deve ser feito e tome nota de algumas dicas.
 
São dois os tipos de resumo, acadêmico e científico. Este primeiro é a síntese de uma leitura feita anteriormente; simplificando, um texto sobre outro texto. Nele, o aluno irá falar sobre o que leu, de forma concisa e objetiva. Este trabalho deve ser escrito em terceira pessoa e não se pode esquecer de mencionar o autor da obra que lhe originou e aspear qualquer trecho que for transcrito, pois isso indica que aquelas palavras não foram você quem escreveu.
 
Já o científico vai funcionar como a propaganda de um trabalho científico do próprio estudante. Aqui, o desafio é sintetizar em 300 palavras uma pesquisa elaborada durante alguns anos (2 anos se no mestrado, ou 4 no doutorado), geralmente com mais de 200 páginas. Ele deve conter, de forma enxuta, a ideia central do trabalho,explicitando os objetivos da pesquisa, as principais bases teóricas que a alimentaram, indicação da metodologia usada e apresentação de, pelo menos, um aspecto da conclusão. O resumo portanto, funciona como a primeira impressão de uma pesquisa, se bem feito, convida o leitor a finalizar a leitura. O segredo é despertar o interesse no trabalho, como se fosse o trailer de um filme. 
 
E agora que você já conseguiu entender como se faz um bom resumo, anote essas dicas:
 
Resumo acadêmico
- Deve ser curto, conciso e objetivo
- Escrito em terceira pessoa
- Autor e título da obra que o originou são informações básicas
- Usar aspas quando transcrever uma parte da obra
 
Resumo científico
- Deve chamar atenção para o trabalho acadêmico do qual se trata
- Apresenta a ideia geral do artigo
- Não podem faltar: objetivo, bases teóricas, metodologia e conclusão
 

Comentários