Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Alunos de Engenharia da UNG visitam a Usina de Itaipu Binacional

Visita técnica para a maior usina em produção de energia do mundo enriquece aprendizado de alunos do curso de Engenharia
Assessoria de Comunicação Por: Pâmela Vespoli 08/02/2017 - 18:44 - Atualizado em: 14/02/2017 - 17:50
Usina de Itaipu Binacional
Usina de Itaipu Binacional
Os alunos das áreas de Engenharia da UNG Universidade tiveram a oportunidade no ínicio do mês de conhecer e entender como funciona a maior usina em produção de energia limpa e renovável do mundo. Itaipu Binacional com seu lago de 1 350 quilômetros quadrados e suas 20 unidades geradoras de energia se consagrou líder mundial de produção energética em 2016. Com o resultado do mês de janeiro deste ano de 8,74 milhões de Megawatt-hora, ela seria capaz de alimentar o Estado do Rio de Janeiro inteiro por quase seis meses.
 
Tendo uma hidrelétrica deste porte com aproximadamente 1.200 quilômetros de distância da cidade de Guarulhos, a coordenadora do curso de Engenharia Regiane Oliveira enxergou uma oportunidade para os alunos identificarem na visita o aprendizado abordado em sala de aula. Para isto foi reservado um ônibus que saiu do Campus Dutra, com 30 integrantes, entre eles docentes e discentes, em direção à Foz do Iguaçu, Paraná, onde a localização correspondente ao território brasileiro da usina que é administrada pelo Brasil e pelo Paraguai, já que ocupa a divisa das duas nações.
 
Após as 14 horas de viagem, os estudantes foram recepcionados por técnicos que os direcionaram a um auditório, onde receberam informações gerais sobre Itaipu Binacional. Depois da apresentação, conheceram toda a hidrelétrica enquanto recebiam instruções sobre o funcionamento, os projetos ambientais, a história e a estrutura de cada repartição, entre elas os setores de produção, transmissão e distribuição da energia.  “A importância de uma visita técnica é de que os interessados podem ver no local como processa o objeto em estudo. Funcionando quase que como uma aula prática, pois você está presencialmente vendo o que está acontecendo, fixando melhor o conhecimento e reforçando o aprendizado em sala de aula”, explica o professor de Engenharia da UNG Universidade, Márcio Manzano, que acompanhou os educandos na viagem.
 
Manzano comenta que o objetivo era integrar os conteúdos das disciplinas de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, Química e Ambiental, relacionando o que cada área pode agregar aos ensinos apresentados na Universidade. Além disso, a experiência permitiu o acesso aos programas de estágio da usina que ocorrem no período das férias do mês de julho. Depois de muito ensinamento, eles tiveram um período de descanso e puderam aproveitar a viagem para conhecer as quedas d’água das Cataratas do Iguaçu. Momento que rendeu muitas fotos. 
 
Galeria: 
Estudantes da UNG Os alunos das áreas de Engenharia da UNG UniversidadeIntegrantes da viagem Estudantes durante a viagem Equipe reunida Viagem com o professores e estudantes da UNGUsina de Itaipu BinacionalEstudantes na Usina ItaipuItaipu, maior usina em produção de energia do mundo

Comentários