Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Alunos da UNIVERITAS/UNG visitam a cidade de São Luiz do Paraitinga

A proposta da viagem era colocar em discussão os critérios empregados nos projetos de restauro e reconstrução do município
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 06/06/2018 - 11:35 - Atualizado em: 06/06/2018 - 17:44
Imagem mostra alunos reunidos
Os alunos acompanharam os procedimentos de restauro da Capela de Nossa Senhora das Mercês
Estudantes dos cursos de Turismo, Arquitetura e Urbanismo da Universidade UNIVERITAS/UNG realizaram, recentemente, uma visita técnica na cidade de São Luiz do Paraitinga, organizada pela professora Angela Fileno da Silva, doutora e mestre em História Social. Com pouco mais de 10 mil habitantes, a cidade é conhecida pelo tradicional carnaval de rua e está localizada no Vale do Paraíba, próximo a Serra do Mar, entre as cidades de Taubaté e Ubatuba, São Paulo.
 
Na visita, os alunos foram a campo para acompanhar os procedimentos de restauro da Capela de Nossa Senhora das Mercês, da Igreja Matriz, dedicada a São Luiz de Tolosa e de outras edificações, reerguidas após a enchente. O município teve em 2010 seu centro histórico arrasado por uma inundação, cujas águas destruíram dezoito imóveis construídos em taipa de pilão, inclusive a igreja matriz, que hoje está praticamente recuperada.
 
A aula externa contou, ainda, com a participação do historiador da cidade, doutor em História Social (FFLCH/USP), João Rafael Cursino. O pesquisador falou com o grupo acerca da importância do patrimônio imaterial para os moradores da cidade. A conversa foi realizada, no quintal da casa onde nasceu o médico sanitarista Oswaldo Cruz, sob uma enorme paineira.
 
De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade UNIVERITAS/UNG, Sandra Emi Sato, a proposta da viagem técnica era colocar em discussão os critérios empregados nos projetos de restauro e reconstrução aplicados ao patrimônio edificado da cidade. “Os alunos, também, tiveram a oportunidade de acompanhar a festa do Divino Espírito Santo, um dos festejos mais populares e tradicionais de São Luiz”, disse.

Comentários