Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Acabou o Carnaval! É hora de voltar aos estudos

Brincou muito e perdeu as energias para a sala de aula? Confira estas dicas e retome as atividades com pique e ânimo
Por: Paula Brasileiro 02/03/2017 - 00:00 - Atualizado em: 06/06/2017 - 14:52
Passada a folia, é hora de mergulhar nos estudos
Passada a folia, é hora de mergulhar nos estudos

“O ano só começa depois do carnaval”. Você já ouviu esta frase algumas vezes ao longo da vida, não é mesmo? Para os estudantes, a máxima parece valer com força maior. O início das aulas costuma coincidir com o período de folia e, alguns alunos, costumam deixar a volta aos livros para depois deste período. Se você é um desses, e curtiu bastante o seu carnaval, talvez esteja com um pouco de preguiça de retomar as atividades, certo? É hora de voltar à ativa! Confira estas dicas e tenha um bom retorno às atividades.

1 - Volte lentamente à rotina

Após o período carnavalesco - que, em muitos casos, encerra as férias - é difícil voltar as atenções para os assuntos acadêmicos de imediato. E nem é preciso. Você pode ir voltando aos poucos para sua rotina de estudos até se reacostumar. Vá organizando, aos poucos, seus materiais e montando um cronograma de estudos até se sentir preparado para mergulhar na tarefa. Comece com uma hora por dia e vá aumentando o tempo gradativamente. Dessa maneira, você pode ir se acomodando à atividade sem maiores sofrimentos.

2 - Planejamento

É interessante organizar o tempo para fazê-lo render e, assim, dar conta de tudo que é preciso fazer. Planejar seus horários de estudo, traçando metas diárias para cada disciplina, pode ajudar nesse sentido. Com um planejamento bem feito você aproveita melhor as horas de estudo e mantém a rotina organizada para aproveitar outras atividades também.

3 - Foco e disciplina

Agora que a folia passou, você precisa se dedicar a outros assuntos. Com foco e disciplina é possível direcionar as energias para o que interessa. Na hora de estudar, afaste tudo que possa desviar sua atenção como TV, celular, música e qualquer outra coisa que possa te tirar o foco. Com um pouco de disciplina você conseguirá seguir o planejamento mencionado no item anterior e poderá aproveitar melhor a carga horária de estudo.

4 - Recompense o seu trabalho

Para se manter sempre motivado, você próprio pode recompensar o seu esforço com pequenos presentes. Quando atingir alguma meta estabelecida em seu planejamento, dê a si mesmo um agrado. Pode ser um chocolate, uma saída com os amigos, ou qualquer outra coisa que te distraia e faça bem. Isso lhe deixará motivado a continuar batendo as metas e seguindo o cronograma.

5 - Descanse

Esta dica pode parecer um tanto contraditória, já que este é o fim de um longo período de férias e de festas carnavalescas. Mas, de nada adianta 'se jogar' de vez nos estudos sem parar pra descansar. O corpo e a mente precisam de repouso senão, todo o esforço terá sido em vão. Descansado, você tem melhores condições de assimilar os assuntos e manter a rotina. Respeite os seus limites e faça pequenas paradas ao longo do dia, sem esquecer de dormir bem à noite.

 

Comentários