Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 termos para eliminar do seu currículo

Você sabe quais termos você deve abolir de seu currículo para não causar uma má impressão nos recrutadores? Leia o post e descubra!
Por: Taísa Silveira 13/03/2018 - 07:40 - Atualizado em: 13/03/2018 - 13:04
Entrevista de emprego
Entrevista de emprego

Por: Henrique Nascimento

 

A construção do currículo envolve certo cuidado na escolha das informações que serão elencadas. Ser objetivo é essencial para que o recrutador entenda todas as informações sobre você em poucos instantes. Para isso, é preciso escolher bem os termos usados na descrição de cargos, funções e personalidade. Assim como as sete coisas que você não deve fazer no currículo, também existem termos que você deve riscar definitivamente na hora de buscar um emprego. Confira!

 

1 - “Habilidades de comunicação”

O nosso conselho inicial é: evite termos muito abertos. O que significa ter habilidades de comunicação? Significa que você sabe falar? Quer dizer que você tem facilidade em apresentações orais em público? Seja mais específico, descreva exatamente qual a sua habilidade. Assim, o recrutador não terá dúvidas em relação ao que você quis dizer.

 

2 -  “Motivado”

Quando puder escolher entre um adjetivo e uma descrição prática da execução dele, escolha a segunda opção. Pôr no currículo elogios sobre si mesmo pode ser um ‘tiro no próprio pé’. Dizer que é uma pessoa motivada não dá ao recrutador nenhuma evidência prática disso. Além do mais, o uso de muitos adjetivos ainda pode dar entender que você é uma pessoa egocêntrica.

 

3 - “Pontual”

Toda vaga de emprego exige que você tenha disponibilidade para cumprir os horários. Portanto, ser pontual não é uma opção ou qualidade, é uma obrigação. Caso a palavra esteja relacionada ao cumprimento de prazos, segue a mesma regra. Os limites estipulados pela empresa precisam ser alcançados nos períodos determinados e essa é uma responsabilidade sua, enquanto empregado.

 

4 - “Apaixonado”

Aqui, novamente vale a segunda dica dada com o uso de adjetivos. Dizer que é apaixonado por algo não diz muito ao recrutador a respeito do que efetivamente você é capaz de desenvolver para a empresa. Termos como esse ainda podem soar como clichês rasos ou cafonas, diminuindo suas chances de contratação.

 

5 - “Honesto”

Nenhuma empresa contrata um funcionário que ela acredite ser desonesto ou antiético. Esse não é um diferencial, é o mínimo de profissionalismo esperado pelos recrutadores. Sendo assim, é importante estar atento a esses e outros valores que são defendidos pelas organizações. No entanto, você não precisa colocá-los no currículo, mas buscar demonstrá-los em entrevistas ou dinâmicas de grupo posteriores.

 

Está buscando vagas profissionais? Veja cinco ideias para dar uma turbinada na sua carreira!

 

Comentários