Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 patrimônios históricos que você não pode deixar de visitar

Compreender a cultura local pode ser extremamente prazeroso
Por: Henrique Nascimento 17/08/2017 - 13:14 - Atualizado em: 17/08/2017 - 13:14
Pinacoteca de São Paulo/Divulgação

Toda cidade tem uma história para contar. Fora dos livros, é possível compreender o passado de um local através de sua cultura, do contato com moradores e com sua arquitetura. Para preservar as heranças de uma trajetória já feita existem os patrimônios históricos que são tombados e conservados.

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é um dos órgãos responsáveis por essa preservação. É por conta da data de nascimento do primeiro presidente do Instituto, Rodrigo Mello Franco de Andrade, que no dia 17 de agosto é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico Nacional.

Esses patrimônios não possuem apenas fins didáticos. Na verdade, representam também uma ótima escolha para momentos de lazer e turismo. Veja cinco desses lugares que você precisa conhecer!



Goiânia - Museu Zoroastro Artiaga
Tombado como patrimônio arquitetônico e histórico, o Museu Zoroastro Artiaga abriga exposições de arte popular e sacra. Também é possível encontrar em seu acervo rochas e minerais característicos de Goiás, além de mais de mil discos em 78 rotações, precursor dos LPs, que deixaram de ser produzidos na década de 60 do século passado. O espaço encontra-se em atividade desde o ano de 1946.

Rio de Janeiro - Paço Imperial
O Paço Imperial foi cenário de vários momentos históricos do país. Primeira residência da Família Imperial no Brasil, o casarão, mesmo depois da saída da nobre família, continuou como sede do governo. Depois da Independência do Brasil foi lugar onde a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que, em tese, aboliu a escravatura. O espaço desde 1985 é destinado para atividades culturais, como exposições de arte gratuitas.

Paço Imperial/Divulgação

 

São Paulo - Pinacoteca do Estado
O prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo é tombado pela CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). O acervo histórico reúne obras de renomados pintores paulistas e de outras muito conhecidos como Candido Portinari, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.

 

Fachada da Pinacoteca do Estado/Divulgação

Guarulhos - Santuário de Nossa Senhora de Bonsucesso
O que seria de uma cidade sem as suas tradições? Uma das igrejas mais antigas construídas em Guarulhos é o Santuário de Nossa Senhora de Bonsucesso. A igreja é local para a Festa de Carpição, celebração popular mais antiga da região comemorada no início do mês de agosto. Há mais de 200 anos a população festeja a devoção a padroeira do Bonsucesso e busca bênçãos para suas terras. Visitar a cidade durante o festejo pode ser o momento ideal para se conectar com a cultura local.

Cuiabá - Centro Histórico de Cuiabá
O Centro Histórico de Cuiabá é reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Histórico. O local é formado pelas primeiras localidades urbanas da cidade. As construções possuem estilo colonial e são intercaladas por outros estilos que foram acrescentados aos espaços com o passar do tempo. Entre os prédios restaurados para visitação está o Palácio da Instrução que funciona como museu e biblioteca e o Mercado de Peixes, que funciona como o Museu do Rio de Cuiabá.

Além desses Patrimônios incríveis, em cada uma dessas cidades existe uma UNG / UNIVERITAS. Confira nossos cursos!

Comentários