Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 museus para visitar em 2017

Conheça a história desses 5 inusitados museus brasileiros
Por: Henrique Nascimento 05/09/2017 - 11:35 - Atualizado em: 06/09/2017 - 08:00
5 museus para visitar em 2017/Divulgação
O Museu do Futebol é um desses espaços que você não pode deixar de visitar

Qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando escuta a palavra “museu”? Se você pensou em um espaço cheio de coisas antigas, saiba que esse não é o único tipo de museu que existe. A palavra “museu” se refere a instituições que buscam conservar, estudar e expor objetos que tem valor cultural e histórico. Esse objetos não necessariamente precisam ser muito antigos, existem até museus virtuais. Veja cinco exemplos de museus que fogem do padrão seja nos seus temas ou nos objetos que compõem o acervo!

Museu da Lâmpada

As lâmpadas são tão comuns no cotidiano que podem até parecer que elas sempre existiram. Quando, na verdade, a criação da lâmpada que funciona com energia elétrica é algo relativamente recente e antes dela várias coisas aconteceram. Para mostrar a importância das lâmpadas e todas as fases desde o fogo até a lâmpada de LED, existe em São Paulo o Museu da Lâmpada. Desde 2012 visitante podem ter contato com a linha do tempo que traça a história de uma das invenções mais significantes da humanidade.

Museu da Lâmpada

Museu da Lâmpada/Divulgação

Museu da Pessoa

Você já se imaginou como parte do acervo de um museu? Isso é totalmente possível caso você tenha acesso ao Museu da Pessoa com sede em São Paulo. Considerado um museu virtual, ele se destina a valorizar a diversidade cultural e a história de cada pessoa. Fundado em 1991, é marcado justamente por ser um museu colaborativo, lá o visitante pode dar seu depoimento contando a sua história. O material coletado, a maioria registrado em vídeo, integrará o acervo. Já são mais de 250 projetos de memória com 17.000 histórias de brasileiras e brasileiros do século XX e XXI. A novidade é que agora você também pode mandar sua história pelo site do museu.

Museu da Pessoa/Divulgação

Museu da Pessoa/Divulgação

Museu do Café

Localizado no prédio da antiga Bolsa Oficial de Café em São Paulo, local em que realizavam as negociações das cotações diárias das sacas de café, está o Museu do Café. O local foi instituído como museu desde 1998, 12 anos após o fechamento oficial da bolsa pelo Governo de São Paulo. Após a reforma o museu conta com objetos, documentos e recursos audiovisuais que visam preservar e divulgar a história do café no Brasil e no mundo. Hoje, ocorre uma exposição de longa duração, além de mostras temporárias.

Museu do Café/Divulgação

Museu do Café/Divulgação

Museu da Diversidade Sexual

Esse é o primeiro equipamento cultural da América Latina com foco no tema diversidade sexual. Inaugurado em 2012 no bairro da República na cidade de São Paulo, o museu procura pesquisar e divulgar o histórico cultural LGBT. As exposições apresentam temáticas que mostram a importância da comunidade LGBT nas transformações culturais nacionais e exibem obras de artistas que fazem parte desse grupo. Além das exposições são realizadas mostras de filmes LGBTs.

Museu da Diversidade Sexual/Divulgação

Museu da Diversidade Sexual/Divulgação

Museu do Futebol

Considerado a paixão nacional, o futebol está presente em todo o território nacional. Para referenciar o esporte como forma de expressão cultural do Brasil foi criado o Museu do Futebol no estádio do Pacaembu. A exposição principal é composta por 15 salas temáticas que retratam como a modalidade esportiva chegou ao país e hoje integra a cultura local. Com cerca de 6 mil metros quadrados a mostra sobre futebol funciona de maneira acessível para todos públicos de maneira interativa.

Museu do Futebol/Divulgação

Museu do Futebol/Divulgação

Gostou desses museus? Conheça também 5 patrimônios históricos que você precisa visitar!

Comentários