Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 motivos para cursar pedagogia

Atuar na área de educação tem um papel transformador na sociedade e oferece diversas oportunidades profissionais
Por: 20/10/2022 - 09:42 - Atualizado em: 20/10/2022 - 10:40
Mesa com livros, canetas e materiais escolares
Graduação em pedagogia abre diversas oportunidades profissionais

Escrito por Thaynara Andrade

Ensinar é uma das vocações mais nobres que existem, já que é por meio da educação que o ser humano, além de apreender os conhecimentos básicos para sua formação intelectual, também será apresentado a aprendizados essenciais para a vida em sociedade, principalmente em relação a valores como respeito, coletividade, diversidade e solidariedade. 

Para os vestibulandos que têm a área da educação como uma das suas aptidões, o curso de pedagogia é uma das melhores opções, já que atua diretamente no ensino infantil, tendo um papel primordial para todas as etapas educacionais. Além disso, essa formação permite um campo amplo de atuação, indo desde a sala de aula até a elaboração de pesquisas científicas. 

Ficou curioso por essa graduação? Para te ajudar a conhecer um pouco mais, a coordenadora do curso de pedagogia da UNAMA, Cacilene Tavares, listou 5 motivos pelos quais você deveria apostar nessa formação como carreira profissional. Confira essas motivações abaixo:

Impacto social

Ao atuar na formação das crianças, seja de forma direta na sala de aula ou mesmo por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas ou materiais pedagógicos, o profissional tem uma responsabilidade imensa com a sociedade, ao contribuir para a formação cidadã e intelectual das crianças. 

“No cenário atual da educação, o pedagogo em formação assume papéis no mercado de trabalho que dialogam com a realidade e a transformação social no que se refere a mudança de valores e pensamentos de uma sociedade, como também na construção da cultura de um povo.”, esclarece Caciline.

Atuação no campo escolar 

O curso de licenciatura em pedagogia por ter um caráter generalista, tem a oportunidade de exercer diferentes habilitações em espaços escolares e não escolares. No campo escolar, eles podem atuar na educação infantil (nas creches e pré-escolas), no ensino fundamental do 1º ao 5º ano, como também na gestão escolar da educação básica, com o desempenho de atividades de coordenação pedagógica, orientação ou supervisão escolar. 

Além disso, segundo Caciline, os pedagogos também podem atuar nas modalidades de ensino da Educação Básica consideradas como práticas contínuas e profissionais, como Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva, Educação Itinerante, Educação a Distância, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Indígena, Educação das Relações Étnico-Raciais, entre outras.

Possibilidades além da sala de aula 

Se o seu sonho é trabalhar com educação, mas não tem o desejo de atuar em sala de aula, saiba que o curso de pedagogia abre distintas possibilidades que vão além dos espaços escolares. Entre elas, está a atuação em empresas privadas, órgãos públicos, Instituições Não Governamentais (ONGs), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Entidades Beneficentes e Fundações. 

Ademais, uma oportunidade interessante para o pedagogo, segundo Cacilene, é investir na atividade de pesquisador:

“Pode-se também envolver-se em atividades  de Pesquisa, extensão e Atividades Científico-Culturais, estando sempre relacionadas a projetos com a comunidade. O profissional pode atuar nesses projetos como bolsista de iniciação ainda na graduação, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência  (PIBIC) e durante a carreira por meio dos programas Lato Sensu (Especializações) e Stricto Sensu (Mestrados e Doutorados) das IES.”

Monitoria acadêmica

Dentro da formação como pedagogo, o estudante que sonha em exercer a docência, poderá participar de monitorias acadêmicas, uma forma de adquirir experiência em sala de aula durante a própria graduação. De acordo com Carcilene, essa imersão desde o primeiro período abrirá portas para o aluno construir sua identidade profissional.

“Participar da  monitoria acadêmica possibilita ao estudante da Graduação em Pedagogia uma experiência enriquecedora no exercício da docência da Educação Superior que impulsiona seu currículo profissional, além de lhe possibilitar um plus nas atividades acadêmicas no âmbito da pós-graduação e de pontuação em possíveis processos seletivos que irá realizar. “, diz a coordenadora. 

Alta empregabilidade

Por mais que seja uma atividade essencial para a sociedade, o setor educacional cada vez mais sofre com ausência de profissionais capacitados, inclusive, de acordo com a pesquisa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), até o ano de 2040 é previsto que o Brasil tenha uma carência de 235 mil professores da educação básica.

Além disso, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 94% dos pedagogos alcançam uma vaga de emprego, dado esse que demonstra alta empregabilidade da profissão o que a torna um excelente investimento profissional. 

Se convenceu de que a pedagogia é o curso certo para você? Na Univeritas, você pode realizar essa licenciatura e ter acesso a professores especializados, metodologias de aprendizado multidisciplinar, conteúdos que abrangem as relações sociais, entre outros benefícios.

 

Comentários