Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 metas para realizar em 2018

Muito além do básico de todos os anos, sugerimos que você adicione a suas metas de Ano Novo cinco maneiras de mudar o seu interior
Por: Taísa Silveira 26/12/2017 - 11:51 - Atualizado em: 28/12/2017 - 16:17
Sugerimos que você adicione a suas metas de Ano Novo cinco maneiras de mudar o seu interior/Freepik
Sugerimos que você adicione a suas metas de Ano Novo cinco maneiras de mudar o seu interior/Freepik

 

Por Rafaella Sabino


Todo Ano Novo marca o começo de mais um ciclo. É tempo de renovar as energias e criar aquela tradicional lista de metas para serem cumpridas durante os próximos 12 meses. Mas antes de qualquer coisa é preciso pensar em objetivos que realmente sejam possíveis de realizar. Muito além das metas básicas de estudar mais, emagrecer, fazer exercícios físicos e economizar dinheiro, é necessário cuidar da nossa mente. Então, que tal pensar diferente este ano? Abaixo sugerimos cinco metas para que você construa um “eu” melhor. Mantenha o foco e permita-se.

 

Mude o visual

Apesar de ser uma mudança externa, dar uma repaginada no visual é uma das maneiras de elevar a autoestima, afinal, quando se está bem consigo mesmo, tudo tende a fluir melhor. Pintar o cabelo, fazer um corte mais ousado ou combinar um look novo. Vale tudo para se sentir renovado. Mudar por fora é um bom começo para se fortalecer e fazer mudanças internas.

 

Esteja mais presente na vida da família e amigos

Com o corre-corre diário, as pessoas terminam se distanciando dos familiares e amigos. Mas a vida é muito curta para se isolar e não demonstrar o quanto se ama essas pessoas. Então, que tal largar o celular um pouco e as preocupações com o trabalho e arrumar um tempinho na agenda e marcar um encontro com seus familiares e amigos? Tomar um sorvete no fim da tarde e jogar conversa fora, fazer uma pequena viagem com a família no final de semana até uma praia. Tudo que possa contribuir para fortalecer os laços e aproximar dos entes queridos.

 

Faça uma viagem

Já dizia o poeta Mário Quintana: “viajar é mudar a roupa da alma”. Sair da rotina e conhecer novos lugares faz muito bem à saúde em vários aspectos. Aumenta o bom humor, a felicidade, a criatividade e a disposição, diminui o risco de depressão e o stress, melhora o sono e os relacionamentos.

Segundo estudo realizado pelo National Heart, Lung and Blood Institute e pela Universidade de Boston, 30% dos homens que não tiram férias têm maior propensão a sofrer ataques cardíacos. E as mulheres também diminuíram significativamente os riscos ao viajar.

Viajar permite abrir a mente ao novo, experimentar coisas que nunca se fez antes, viver os lugares, sentir e respirar o diferente. É uma ótima oportunidade para deixar a timidez de lado, fazer novos amigos e compartilhar experiências. Além de ser uma rica experiência, a pessoa volta renovado à vida cotidiana e cheio de coisas boas em sua bagagem emocional.

 

Leve-se menos a sério

A modernidade vive a mil quilômetros por hora e exige muito das pessoas. Mas não é preciso levar a vida de forma atropelada. Para começar, que tal sorrir mais vezes ao dia? Ao fazer isso, seu corpo estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina, responsáveis pelas sensações de prazer e felicidade, causando leveza e bem-estar. Sem contar que você melhora suas relações sociais. 

Observe as pequenas coisas ao seu redor, como o balanço das árvores, o canto dos pássaros, o rosto das pessoas, o pôr do sol, a cor do mar, as fachadas dos prédios antigos. Tudo o que a velocidade da vida nunca te deixou fazer. Reclame menos e não se incomode com coisas pequenas. Aprenda a reconhecer e agradecer por tudo de bom que você vive.

O trabalho é importante, mas a sua saúde mental é muito mais. Separe tempo para você se curtir, sair com os amigos, ver um filme, fazer algo que gosta. Se possível, trabalhe com algo que ame. E lembre-se: sentimentos bons geram sentimentos bons.

 

Torne-se um voluntário

Colocar-se à disposição da sociedade para realizar um trabalho feito de coração às pessoas menos favorecidas é uma experiência rica. Não há atitude mais nobre que ajudar o próximo. Quem se voluntaria, muitas vezes, ganha mais do que a própria pessoa que recebe a ajuda, pois sente-se útil e começa a enxergar a vida com mais valor. Além disso, ainda ganha em saúde. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Michigan, quem se dedica ao próximo vive com menos stress e em média quatro anos a mais.

Comentários