Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 lugares incríveis do Brasil que nem todo mundo sabe que existe

Engana-se quem pensa que grandes paisagens podem ser vistas apenas no exterior. Confira nossa lista e boas férias!
Rebeca Ângelis Por: 12/06/2018 - 09:47 - Atualizado em: 13/07/2018 - 11:31

Viajar é uma das coisas mais incrível que existe. Mas engana-se quem pensa que para usufruir grandes paisagens seja preciso ter que ir para o exterior. No Brasil, existem roteiros de lugares espetaculares, que nem todos conhecem, e que não fica aquém de nenhum  país de fora. Se você está de férias e pretende viajar, vale mesmo conferir nossa lista e desfrutar de uma boa viagem, quem sabe não seja sua próxima rota?! #partiu?

1-Vale do Paraíba

Um visual de tirar o fôlego se esconde no Vale do Paraíba, que se localiza no Litoral Norte, a 200 km de São Paulo, e faz ainda divisa com o Rio de Janeiro. A região, que também é bastante urbanizada, é composta por uma das mais importantes reservas naturais do país, como a Serra da Mantiqueira- que também é considerada um dos pontos mais altos do Brasil.No lugar, também ganham destaques a Serra do Mar e a Serra da Bocaina, reduto de Mata Atlântica, que inclui pequenas cidades e fazendas de interesse histórico e arquitetônico.

O Vale dispõe de muitas atrações bacanas como cachoeiras, cidades históricas, trilhas, comida boa e muita cultura interessante. Como se não bastasse o friozinho, sua localização também facilita para quem é fã de praia. A mais próxima fica a 1h30 de carro.

2-Capitólio

Considerado um importante ponto turístico de Minas Gerais, Capitólio chama a atenção de quem chega, devido as suas belas cachoeiras e rios de águas transparentes. O Cânion de Furnas é a principal atração do local, com paredes de pedra invadidas pelas águas esverdeadas do Lago de Furnas (um dos maiores lagos artificiais do mundo), formado pela represa da Usina Hidrelétrica  de mesmo nome.

Entre as principais atividades feitas por lá, destaca-se as de aventura e ecoturismo. O mar de Minas, como também é conhecido o lago de Furnas é um dos passeios mais queridos, devido aos cânions encantador e mágico, com mais de 20 metros de altura. Os passeios na cidade são realizados por catamarã, lancha, escuna ou chalana, com valores variantes a depender da embarcação.

3-Chapada das Mesas

Se cada cantinho tem uma particularidade, a Chapada das Mesas não fica de fora dessa lista singular. Localizada no Maranhão e também na divisa com o Tocantins, é também um Parque nacional que agrega belezas entre buritizais, sertões, relevos avermelhados, cânions, cavernas, cachoeiras e formações rochosas curiosas. Entre as variadas atrações desse vasto lugar ao ar livre, o Poço Azul se sobressai como um dos principais atrativos, com sua vegetação típica do cerrado. Situado a 16 quilômetros da área central da cidade de Riachão, pode ser considerado uma das seis maravilhas do estado do Maranhão.

Quem visita a cidade e também gosta de aventura pode, além do passeio, se divertir nas  práticas de esportes radicais, como o trekking, o rapel, o canionismo, o arvorismo, tirolesa, entre outros, desde que acompanhados com guias de agências especializadas. Os meses entre maio e novembro são o de clima mais seco e sem chuvas frequentes, momento ideal para visitações.

4-Pedra da Boca

Quem busca por silêncio na imensidão vai se encantar com as paisagens de formação rochosa em 336 metros de altura, na Pedra da Boca. Situada no município de Araruna, na Paraíba, também empresta o nome ao Parque Estadual, conhecido devido a uma cavidade escavada pela erosão, assemelhada a uma grande boca aberta.

Em pleno Agreste nordestino, o local carrega histórias de homens primitivos, por meio de registros de pinturas rupestres nas rochas. Entre as principais maneiras de diversão estão as escaladas, trilhas, passeios nas cavernas, roteiros de bike, rapel, etc. Por ser uma área de preservação, os passeios devem ocorrer com guias locais.

5-Inhotim

Considerado um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e o maior acervo de arte ar livre da América Latina, o Instituto Inhotim é museu em meio a Mata Atlântica. Localizado em Brumadinho, apenas 60 km de Belo Horizonte (MG), reúne uma coleção botânica de várias espécies raras,nativas e exóticas de todos os continentes. 

A área de visitação do Inhotim tem 96,87 hectares e compreende jardins, galerias, edificações e fragmentos de mata, além de cinco lagos ornamentais, com aproximadamente 3,5 hectares de espelho d'água. A imensidão do lugar permite ainda que os visitantes conheçam cada canto com carrinhos de golfe.

O museu a céu aberto funciona de terça a domingo e aos feriados. Dispõe de visitas temáticas, com monitores, além de visitas educativas para grupos escolares, que devem agendar previamente. Às quartas, a entrada é gratuita.

E você, qual desses lugares gostou e se interessa em conhecer? Conta para a gente nos comentários!

 

Comentários