Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 fatos sobre trabalhabilidade

Conheça o conceito que é a nova tendência no mercado de trabalho
Por: Henrique Nascimento 12/09/2017 - 09:56 - Atualizado em: 12/09/2017 - 12:00
5 fatos sobre trabalhabilidade/Freepik
Entenda como a trabalhabilidade pode ser o caminho para sua vida profissional

Em períodos de instabilidade econômica manter-se empregado pode ser um desafio. No entanto, através do desenvolvimento da trabalhabilidade, garantir sua fonte de renda é possível. Trabalhabilidade é um conceito que representa o futuro do mercado. A empregabilidade que por muitos anos se manteve em alta, hoje dá lugar à trabalhabilidade que preenche as necessidades socioeconômicas atuais do mercado. Conheça 5 fatos sobre a trabalhabilidade e entenda como você pode ser beneficiado com dela.

Você pode trabalhar com o que gosta

O pilar central da trabalhabilidade é a capacidade de se adaptar para gerar renda a partir de habilidades pessoais. Não se trata de estar empregado, mas da capacidade de gerar receita. Ou seja, é hora de mostrar seus hobbies para o mundo, empreender para obter ganhos a partir deles. Transformando seu conhecimento em produção econômica. Além disso, pode ser o momento de se dedicar a trabalhar em uma área secundária da sua formação ou algo que você possua um curso profissionalizante, por exemplo.

A trabalhabilidade possibilita autonomia

Outro fato sobre a trabalhabilidade é o grau de autonomia que garante a quem a aplica. O profissional que a desenvolve empreende e gera a capacidade de administrar seu próprio ganho. Estabelecendo também quais serão os horários e locais de trabalho que melhor se adequam às necessidades que possui. Um exemplo, se você decide vender lanches feitos em casa, você estará produzindo esses lanches no horário que é mais adequado para sua rotina e na quantidade de vezes na semana que tiver disponibilidade. Escolhendo quando e como fará as coisas, além de decidir onde irá empregar seus lucros.

Mais uma fonte de renda

Para quem está empregado, a trabalhabilidade é a forma perfeita de aumentar os ganhos e garantir aquela grana extra no fim do mês. Por vezes os rendimentos salariais do emprego estão muito comprometidos com os pagamentos mensais ( contas de água, luz, telefonia, plano de saúde). O que for obtido através da trabalhabilidade pode ser destinado ao lazer ou a projetos pessoais que estão guardados na gaveta.

Adaptabilidade: oportunidade de desenvolvimento

Profissionais que têm a capacidade de ter um trabalho além das concepções tradicionais de emprego acabam desenvolvendo a adaptabilidade. Isso é possível porque o trabalho executado, como dito, não terá necessariamente relação com sua área principal de formação. Você pode ser uma engenheira civil e ter habilidades para vendas. A partir disso, pode começar a vender cosméticos por exemplo. Mostrando-se não só adaptável por conta da área diferente, mas também porque estará administrando financeiramente o seu microempreendimento.

Geração de trabalho para você e para outros

A trabalhabilidade não deixa de ser uma forma de empreender que, se feita com a dedicação necessária, dará bons frutos. Por isso, existe a possibilidade de, além de gerar lucro para quem o faz, gerar rendimento para outros através do crescimento do empreendimento. Se você é capacitado para aplicar terapias alternativas como o Reiki, inicialmente pode ter poucos clientes. Mas, conforme a sua cartela de pessoas atendidas for aumentando, você pode precisar de um secretário que agende os horários ou de um colaborador para executar as seções as quais você não possa estar. Assim, estará gerando não só para você, como para os outros.

Pretende empregar o conceito de trabalhabilidade na sua vida? Veja cinco ideias para dar uma turbinada na sua vida profissional!

Comentários