Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 erros que podem ser evitados na faculdade

Seguir a vida acadêmica em busca da tão sonhada qualificação profissional requer comprometimento e dedicação. Saiba como como não errar e ter uma carreira de sucesso
Rebeca Ângelis Por: 30/04/2018 - 09:47
5 erros que podem ser evitados na faculdade
5 erros que podem ser evitados na faculdade

Sair do Ensino Médio e iniciar uma graduação em busca da tão sonhada qualificação profissional é um novo desafio para vários estudantes. Isso porque, embora pareça ser difícil passar pela fase do vestibular, avançar cada semestre e concluir o ensino superior exige mais compromissos e responsabilidades. É, literalmente, uma fase adulta de responsabilidades e maiores requisitos que precisam ser levados a sério. Para evitar cometer erros, durante esta fase, separamos uma lista que vai te ajudar a obter êxito como estudante universitário. Confira!

1-Escolher um curso que não é a sua praia

Escolher qual carreira seguir nem sempre pode ser uma tarefa simples. Optar por uma área vai definir aspectos importantes como rotina, expectativas na vida profissional, estabilidade financeira e até mesmo satisfação em executar as tarefas que competem à área.

É muito comum que os estudantes façam a escolha de um curso e depois se arrependam no meio do caminho, perdendo mais tempo para se consolidar na carreira e até gastando mais dinheiro. Na maioria das vezes, a razão disso ocorrer se deve à pressão dos familiares, que almejam por uma área que você acredita não ser a sua.

A Coordenadora de Recursos Humanos, Mônica Andrada, explica que para evitar que isso aconteça ouvir a opinião de pessoas mais experientes podem ajudar no processo de reflexão de escolha. No entanto, é importante fazer um autoconhecimento (com testes vocacionais ou afins) para saber qual sua real escolha e o que você, independente dos outros, deseja seguir como profissional. Pesquisar sobre o curso e as disciplinas que ele vivencia também podem facilitar a tomada de decisões nesse processo.

2-Trocar a aula por festas

Engana-se quem pensa que a vida acadêmica é sempre como os filmes, cercada de festas e badalação, em que os alunos curtem a vontade e ainda avançam de semestre sem ter que estudar muito. Na vida real isso é bem diferente!

Quem ingressa em uma faculdade tem, sim, bons momentos de diversão e descontração, mas também precisa se dedicar bastante com as responsabilidades impostas de cada disciplina, impostas por seus respectivos professores. Saber equilibrar o período de lazer com as exigências do curso é o melhor caminho para conseguir se dar bem a cada final de semestre, com mais um passo próximo da tão sonhada formação profissional.

3-Faltar com frequência nas aulas

Normalmente, no início de curso, todo mundo começa assíduo e disciplinado. Porém, com o decorrer dos semestres a dispersão e falta de interesse para muitos é mais freqüente, a ponto de subestimar a importância dos conteúdos vivenciados em sala de aula. Esse é um dos mais graves erros que podem até jogar seus planos de uma vida profissional consolidada no abismo. Isso porque o excesso de faltas pode levar o aluno a reprovar o semestre, além de carregar mais disciplinas para a conclusão do curso.

Por mais que, em alguns momentos, pareça uma tortura se ver obrigado a estar presente na sala de aula, sempre é válido lembrar que ingressar em uma faculdade é projeto para que suas conquistas sejam alcançadas. Procurar se motivar com as oportunidades de crescimento profissional e focar nos objetivos é sempre a melhor escolha. Uma outra maneira de manter-se no foco é se aproximar de pessoas motivadas e que lutam com a mesma pretensão de êxito que a sua. Todos se ajudam!

4-Estudar na véspera

Aprendizagem requer uma construção contínua e por essa razão de nada adianta querer absorver todo o conteúdo do semestre às vésperas. Todos os dias tem um novo conteúdo e para ter um bom aproveitamento vale reservar um tempo todos os dias para revisá-lo e frisar tudo. Fazendo isso, assimilar e ter bons resultados na hora da avaliação será uma tarefa bastante simples. Além disso, o saber fica mais consolidado e é mais difícil se esquecer do que se estudou.

5-Não investir na carreira fora da sala de aula

De nada adianta ingressar apenas na faculdade e deixar de se atualizar com o mundo  fora da instituição. No decorrer da graduação, a formação profissional é somada às experiências que você adquire como um todo e investir em cursos e atividades extracurriculares é um dos fatores importantes para ganhar destaque no mercado de trabalho e como profissional que você pretende se tornar. Entre algumas das opções para ampliar o leque de conhecimentos estão os cursos de línguas, afinal este é, um dos principais requisitos em todas as áreas, atualmente; cursos de tecnologia em geral, principalmente relacionado à área que você pretende atuar; além dos cursos livres disponíveis pela própria faculdade.

Procurar estágio dentro da área, já para conhecer que você mais se adequa também é um dos caminhos de atualizar-se e de se qualificar. Já dizia Albert Einstein que “há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade". Sendo assim, lembre-se sempre que as suas escolhas e esforços são quem te guiarão para a realização profissional e pessoal, durante o desenvolver acadêmico e sucesso nos estudos!

E você? Como costuma ter um bom aproveitamento em sala? Deixe sua opinião nos comentários! Confira também 5 ideias para dar um Up na sua carreira

 

Comentários