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5 dicas para você gerenciar seu negócio nas redes sociais

Usar a mídias sociais para empreender tem sido uma das principais alternativas de pessoas que têm ou desejam investir em um negócio. Saiba como
Rebeca Ângelis Por: 04/05/2018 - 11:15 - Atualizado em: 19/03/2019 - 09:46
5 dicas para você gerenciar seu negócio nas redes sociais
5 dicas para você gerenciar seu negócio nas redes sociais

Atualizar múltiplas plataformas, desenvolver estratégias, publicar conteúdo original, promover engajamento, ser criativo. Usar a mídias sociais para empreender tem sido uma das principais alternativas de pessoas que têm ou desejam investir em um negócio. Para isso, ter autonomia, gastar pouco ou nada tornou-se um dos principais atrativos no mundo tecnológico.

De acordo com uma pesquisa realizada no último ano, da “Paid Social Trends” da iProspect, agência de marketing full performance, várias marcas (incluindo as que circulam no Brasil) optou em investir nas redes sociais e obtiveram um crescimento de 78% em relação a 2016.

No entanto, gerenciar programas ou aplicativos, organizar o tempo e ter um retorno esperado dos clientes requer dedicação e planejamento. Mas calma! No ramo da tecnologia existem várias plataformas que podem auxiliar na distribuição de demandas, sem deixar nada a desejar para o que o cliente espera. Separamos 5 dicas para você, caro empreendedor,  que podem facilitar seu trabalho no gerenciamento das mídias sociais. Confira!

1-A primeira impressão é a que fica

Apresentar uma boa imagem da empresa é uma das tarefas primordiais, principalmente, tratando-se das redes, devido a mensagem e resposta direta ao cliente. Por essa razão, é necessário se atentar ao conteúdo visual do produto que será publicado, cuidando da qualidade, tamanho e tipo de imagem ou mensagem que irá representar o seu negócio.

O Canva é uma ferramenta que pode auxiliar nesse sentido. Suas funções permitem escolher imagens já prontas para variados tipos de postagens como panfleto, logotipo, cartazes, entre outros. Além disso, o programa converte as imagens para o tamanho ideal para as principais plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.  

2- Escolha plataformas específicas

O “pouco” também é muito no mundo do marketing. Dessa forma, torna-se válido escolher apenas algumas redes sociais específicas para se dedicar no trabalho. Fatores como público-alvo, marca e produto que deseja oferecer para venda ou divulgação é que irá definir o uso da plataforma ideal. Atualmente, as mais queridinhas são Instagram, Facebook, Pinterest, Twitter, LinkedIn e Google+.

3- Atente-se a escrita

As novas plataformas exibem conteúdos de consumo rápido e escrita objetiva. Por isso, ao escrever algum texto ou legenda, é importante evitar a linguagem mais formal, sem exagerar demais no coloquialismo. Na era digital a principal lei é usar a criatividade sem muitas delongas.

4- Avalie constantemente o desempenho do seu negócio nas redes

Toda empresa precisa comparar a evolução do retorno de seu público-alvo em relação ao investimento do negócio. Nas redes sociais, esse acompanhamento é primordial para avaliar quais pontos precisam ser aprimorados e a empresa atingir seu objetivo. A coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho, mais conhecida como briefing, é disponibilizada na maioria das plataformas gratuitamente. Em sua maioria, é possível acompanhar o número de interações dos clientes/seguidores, visitas à página, alcances de público, localizações, etc. Outro programa gratuito que também analisa o desempenho é o  Swayy.   Ao compartilhar em Facebook, Twitter e LinkedIn, por exemplo, ele visualiza dados de analytics dentro do próprio app (retuítes, menções, seguidores, compartilhamentos, etc).

5- Otimize seu tempo nas redes

Dividir-se entre as atividades dentro e fora das redes nem sempre é uma tarefa fácil, mas bastante necessária. O tempo de dedicação nas redes nunca é perdido, pois o cliente precisa se sentir acolhido. De acordo com uma pesquisa de 2014 Social Media Marketing Industry Report, da Social Media Examiner, mais de 64% dos profissionais de marketing dedicam-se pelo menos 6 horas por dia as redes e notam crescimento no tráfego, devido a essas horas investidas.

Por isso, é importante fazer um cronograma para atender às mídias, como agendar publicações e apostar em “dias tematizados”,além de acompanhar a audiência e temas que mais repercutem, sem deixar de dar respostas mais rápidas ao público-alvo. Existem algumas ferramentas que auxiliam nesse gerenciamento para empresas médias e pequenas como Hootsuite e Sendible. Já para as de grande porte, a opção é o Oktopost, que monitora páginas e grupos em redes como  LinkedIn.

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