Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 dicas para melhorar sua vida financeira

Pôr fim nas dívidas envolve o planejamento e acompanhamento dos gastos
Por: Henrique Nascimento 25/04/2018 - 09:17
Controle financeiro
Controle financeiro
Contas que não fecham podem ser uma grande dor de cabeça. 62,1 milhões de brasileiros encontravam-se endividados no SPC no fim do primeiro trimestre de 2018. A maioria deles na faixa etária dos 30 aos 39 anos (51%). O endividamento provoca restrições de crédito para compras parceladas, financiamentos e empréstimos.
 
É possível evitar que se chegue a esse estágio de débitos. As soluções são mais simples do que parecem. Por isso, separamos cinco dicas para você melhorar sua vida financeira e prevenir problemas. Confira!
 
1 Tenha objetivos
O primeiro passo para uma boa organização financeira é saber onde você deseja chegar. Responda a questões como: quais sonhos deseja alcançar? Que dívidas precisa quitar? Assim que isso for definido, você poderá elaborar um orçamento que contemple o que é indispensável na organização da sua vida financeira.
 
2 Faça um orçamento
Para iniciar um orçamento é preciso anotar todos os seus gastos. Pontue os básicos (alimentação, moradia, taxas de luz e água, por exemplo), mas não esqueça dos considerados supérfluos, ligados aos momentos de lazer. Ter isso no papel ou em um planilha eletrônica proporciona uma visualização de onde você está empregando o seu dinheiro. Dessa forma, fica mais simples entender o que pode ser cortado e o que deve ser mantido.
 
É interessante trabalhar tanto com um planejamento mais imediato, ou seja, mensal, quinzenal ou de acordo com o seu calendário de recebimento do salário, quanto numa perspectiva mais ampla, anual ou semestral. A longo prazo o orçamento será fundamental para escapar das dívidas.
 
3 Quite dívidas
De nada adianta planejar apenas novas compras tendo débitos antigos. Para organizar sua vida financeira é essencial quitar as dívidas existentes. Em alguns casos é possível entrar em contato com as empresas que você está em débito e tentar um acordo, isso pode até reduzir o valor da sua dívida.
 
4 Evite comprometer a sua renda com empréstimos
Empréstimos financeiros podem parecer uma ótima solução rápida para pagar os débitos. Entretanto, os juros cobrados por financeiras podem ser altíssimos, principalmente em empréstimos consignados, o que dificulta o pagamento das parcelas. Tome cuidado para não substituir uma dívida por outra ainda maior. Dê prioridade a reorganizar seus débitos com base na sua receita salarial.
 
5 Mantenha um controle dos gastos
Muito mais que planejar, é primordial acompanhar se o orçamento está sendo seguido. Caso identifique problemas ou necessidades financeiras não esperadas, reavaliei o seu orçamento. É muito melhor recorrer a uma correção de rota em relação ao que foi planejado, do que depois 
 
É universitário e quer mais dicas de administração financeira? Veja dicas para se preparar financeiramente para o TCC.

Comentários