Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


5 dicas para fotografar bem e se destacar na profissão em 2023

Para muitos, basta uma câmera e um olhar criativo para explorar o mundo com outras lentes.
Por: 06/01/2023 - 12:28 - Atualizado em: 08/01/2023 - 10:01
Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

No mundo tecnológico em que vivemos tornou-se muito mais fácil captar momentos importantes a qualquer instante. Seja em uma viagem ou até fazendo um passeio no parque da cidade, o click está a um toque de distância. Hoje em dia as câmeras estão em todos os celulares, e permite que qualquer pessoa registre o que vê, mesmo que não tenha um aparelho fotográfico em mãos.

E você sabia que dá para fazer fotos incríveis e ganhar destaque no meio com a câmera do seu celular? Sim! Veja a seguir algumas dicas dadas por profissionais da área que podem te ajudar a capturar belas imagens.

1- Domine o flash

Muitas festas acontecem à noite, e é comum que algumas fotos fiquem escuras demais. Para evitar que as sombras tomem conta de toda a imagem, é preciso saber como regular e controlar a luz no momento do click. 

Você pode treinar em casa mesmo, apague as luzes e tire algumas fotos utilizando o flash do aparelho ou até mesmo com outras luminárias. Dessa forma, você não será pego de surpresa quando estiver em algum ambiente muito escuro.

2- Aprenda sobre cor

O balanço de cores é importante para que as fotos tenham mais vida, e isso acontece especialmente quando o fotógrafo domina a predominância da luz branca no momento da captura. Muitas pessoas alteram a imagem utilizando filtros no pós-produção, mas um bom fotógrafo consegue captar a imagem perfeita diretamente pela câmera. Fica a dica! 

3- Tem uma câmera fotográfica? Que tal também investir em lentes claras?

Lentes como a 50mm 1.8, além de permitir fotografar em lugares escuros, vão enriquecer as imagens deixando um desfoque ao redor. É um efeito que muitos procuram fazer em suas imagens, e rende bastante engajamento em redes sociais, por exemplo.

4- Use a regra dos terços

No curso de fotografia muito se fala sobre a importância de um bom enquadramento da imagem. Uma das técnicas mais utilizadas é a regra dos terços, onde a pessoa divide a imagem em nove quadrados menores. O foco deverá estar no “quadrado” central formado pela divisão, como na imagem abaixo. O segredo de um bom enquadramento não é focar a imagem alvo no plano central da foto, mas sim na área dos pontos marcados em azul.

5- Faça “networking”

Todo profissional que se preze, independente da área de atuação, precisa se relacionar bem com seus colegas de trabalho, e isso inclui também quem trabalha apenas como freelancer em algo. 

Além de divulgar seu trabalho, é de bom tom reconhecer e pontuar os trabalhos de outros profissionais, pois isso muitas vezes é visto como um sinal positivo, que pode até combater algumas atitudes impulsionadas pela competitividade exagerada em alguns meios.

E aí, agora que você já sabe um pouco mais como melhorar suas habilidades de fotografia, já pode sair por aí registrando diversos momentos! Para saber mais sobre como se profissionalizar na área, clique aqui e confira.

Comentários