Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 áreas da Biomedicina para trabalhar

Embora o campo sirva de interface para a Biologia e Medicina, o profissional biomédico é responsável por funções bastante específicas. Conheça!
Rebeca Ângelis Por: 25/01/2018 - 10:02 - Atualizado em: 25/01/2018 - 10:08
5 áreas da Biomedicina para trabalhar/Pixabay
A biomédica ou biomédico pode trabalhar coletando amostras para exames
Uma das áreas que mais tem ganhado destaque na saúde é a Biomedicina. Embora o campo sirva de interface para a Biologia e Medicina, o profissional biomédico é responsável por funções bastante específicas, como identificar, classificar e estudar os microrganismos causadores de enfermidades. Além de também trabalhar com pesquisas de medicamentos e vacinas, a fim de prevenir doenças e epidemias.
Para te ajudar a compreender um pouco mais sobre esta área, enumeramos cinco campos que o biomédico pode atuar no mercado e ainda lidar com pacientes, confira!

Coleta de amostras1-Coleta de amostras

Se você deseja trabalhar com Biomedicina e ao mesmo tempo ter contato com pacientes, atuar na coleta de amostras é uma boa opção para escolha. Nesta função, o biomédico é essencial para evitar possíveis erros laboratoriais. Ele trabalha fazendo a coleta de sangue e outros fluidos biológicos, como parte pré-analítica laboratorial. Dessa forma, o biomédico mantém vínculo com os pacientes, conservando relações de confiança e diminuindo o estresse na hora da coleta.

2-Diagnósticos por imagem

Neste campo o profissional biomédico pode atuar em diversas áreas que envolvem o estudo do corpo humano por meio de imagens (imagenologia). Destacam-se as modalidades de radiologia, mamografia, ultrassonografia, densitometria óssea, tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, etc.
Entre as funções do biomédico, ele pode realizar administração dos meios de contraste, fazer a entrevista e a análise prévia do paciente, ou até mesmo posicionar o paciente para os procedimentos.
Na medicina nuclear, pode ainda administrar radiofármacos seguindo os protocolos estabelecidos para cada exame e a orientação do médico nuclear.

3-Atendimento genético

Um biomédico também pode trabalhar com atendimento voltado para pacientes afetados com doenças genéticas. A função é exercida com aconselhamento ao indivíduo, no intuito de fornecer informações detalhadas sobre determinada condição que é ou pode ter origem genética.
Entre os requisitos para o atendimento genético, o biomédico precisa também ser  especializado enquanto geneticista.

Acupuntura4-Acupuntura

O biomédico acupunturista pode trabalhar com técnicas de acupuntura e algumas outras da Medicina Tradicional Chinesa. Nesta função, o profissional atua na promoção de saúde em pacientes com dificuldades motoras, decorrentes de problemas neurológicos, conseguindo alcançar a reabilitação, ou, ao menos, uma melhor qualidade de vida. Sobretudo no tratamento da dor.

5-Biomedicina estética

EstéticaNa biomedicina estética, o profissional pode desenvolver e aplicar os tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e de envelhecimento fisiológico relacionados à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo.
O biomédico esteta atua no cuidado da saúde, bem-estar e beleza do paciente, relacionando os melhores recursos para o bem do paciente, por meio de tratamentos que promovem a recuperação dos tecidos e do organismo como um todo.
 
E você? Com qual dessas áreas mais se identifica? Conheça também o curso presencial da UNIVERITAS!
 

Comentários