Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


4 filmes que te fazem refletir sobre preservação das florestas

No Dia de Proteção às Florestas, lembrado nesta terça-feira (17), conheça razões para preservar o ecossistema
Rebeca Ângelis Por: 14/07/2018 - 13:57 - Atualizado em: 17/07/2018 - 14:57
4 filmes que te fazem refletir sobre preservação das florestas/Divulgação
4 filmes que te fazem refletir sobre preservação das florestas/Divulgação
Proteger as florestas é obrigação de todos e emergencial, visto que os prejuízos causados pelo desmatamento à vida humana e animal tornam-se cada vez mais alarmantes.
 
O Brasil possui, aproximadamente, 58% de sua área coberta por florestas naturais e plantadas - o que representa a segunda maior área de florestas do mundo, atrás apenas da Rússia. São estimados 485,8 milhões de hectares de florestas nativas (FRA 2015) e 10 milhões de hectares de florestas plantadas (IBGE, 2017). 
 
No entanto, o país chegou a obter um número recorde de 75% de áreas de conservação destruídas por queimadas no último ano, incluindo todos os biomas e o Cerrado - de acordo com dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As razões desse aumento se dão, principalmente, às ações do homem, como: clareiras abertas por madeireiros, cortes de árvores maiores e mais nobres (estruturantes das florestas) e o desmatamento exacerbado.
 
Nesta terça-feira (17), é lembrada a importância da proteção às florestas. Para refletir um pouco mais sobre esse impacto causado da globalização, elaboramos uma lista de filmes inspiradores acerca do assunto. Confira!
 

1- Amazônia em Chamas

 
Produzido em 1994, o filme fala sobre a vida do seringueiro acreano Chico Mendes, que foi um dos ativistas que marcou a história do país. O enredo se baseia em sua luta contra o desmatamento da floresta amazônica. Além disso, ressalta a importância do extrativismo florestal, realizado por comunidades ribeirinhas e indígenas, como forma de preservação. O filme ganha interpretação do ator Raul Julia, que recebeu um Globo de ouro pelo papel. Confira o filme completo:
 
 

2 - Os sem Floresta

 
Na versão de desenho animado, mas voltado também para adultos, o filme fala sobre o processo de invasão do homem ao habitat natural dos animais nas florestas. O enredo acontece quando os bichos saem de um período de hibernação e percebem toda a floresta destruída. É quando eles buscam sobrevivência invadindo o “mundo humano”. 
Em geral, o filme faz uma relevante crítica ao processo de urbanização que destrói florestas e populações animais, bem como os surtos de pragas que acometem a população, em consequência a tais fatores.
 
 

3- A lei da água

 
Lançado em maio de 2015, o documentário esclarece as novas mudanças do Código Florestal - aprovado pelo no Congresso em 2012, e quais consequências sua elaboração acarreta. O enredo enfatiza os impactos da lei sobre a floresta, incluindo os danos causados ao ar, água, solo, produção de alimentos, bem como a vida dos brasileiros.
 
O filme dá voz a agricultores e especialistas, que apresentam técnicas agrícolas sustentáveis bem sucedidas e casos onde a degradação ambiental exacerbada impede a continuidade de qualquer tipo de cultivo ou criação de animais. Cientistas e parlamentares que apoiam a Ação Direta de Inconstitucionalidade do novo Código Florestal no Supremo Tribunal Federal também defendem seus pontos de vista, sobre assumir um compromisso com a sociedade brasileira ao mostrar como a lei ambiental afeta a vida dos cidadãos.
 
 

4- Avatar

Rodado em ficção científica, em 2009, Avatar tem seu enredo no futuro de 2154 e se baseia em um conflito em Pandora,um dos três planetas gasosos fictícios que orbitam o sistema Alpha Centauri. Em Pandora, os colonizadores humanos e os Na'vi, nativos humanoides, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa.
 
Escrito e dirigido por James Cameron, o filme ressalta a ambição humana do tesouro escondido nas florestas, e da preocupação dos nativos, que se esforçam para manter a integridade de seu território, principalmente dos recantos sagrados e a própria existência. 
A relevância do enredo, a grande produção e efeitos tecnológicos fez Avatar conquistar um coleção de indicações no Oscar 2010.
 
 
Ficou interessado em saber mais do assunto? Conheça também o curso de Gestão Ambiental da UNIVERITAS!

Comentários