Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


3 fatos sobre o Mestrado Profissional em Ortodontia

Por: Henrique Nascimento 03/10/2017 - 12:38 - Atualizado em: 03/10/2017 - 12:38
3 fatos sobre o Mestrado Profissional em Ortodontia

Assim como na Medicina, a área de Odontologia possui suas diversas especializações, uma delas é em Ortodontia. “Muitas vezes, as pessoas apresentam desvios de oclusão, ou seja, alterações de mordida, que precisam ser tratadas. Por isso, a Ortodontia, uma especialidade da Odontologia, é a ciência que estuda estes desvios (as más oclusões) e como tratá-los”, explica Murilo Feres, coordenador do curso de Odontologia da UNG. Para trabalhar na área é preciso ter cursado a graduação em Odontologia e ter especialização em Ortodontia.

Um dos cursos de pós-graduação que podem ser feitos é o Mestrado Profissional em Ortodontia. Nele é possível seguir diferentes linhas de pesquisas que contribuirão para o sucesso profissional. Confira três fatos sobre o curso!

1 Mestrado profissional: dupla atuação

Entre os tipos de pós-graduação, o Mestrado Profissional é diferente do Mestrado Acadêmico. O acadêmico está voltado para o desenvolvimento de produção científica, já “o Mestrado Profissional (que é o caso do nosso Programa) [...] também visa a habilitação do estudante para as práticas clínicas, ou seja, para o atendimento especializado em Ortodontia. Em suma, o nosso Programa de Mestrado Profissional objetiva formar um clínico ortodontista com apurado senso crítico”, explicita Murilo. Sendo assim, o profissional especializado tanto terá seu conhecimento na área de pesquisa quanto na área da prática profissional.

2 Grade curricular atualizada

O curso possui 17 disciplinas obrigatórias e sete optativas. Entre os conteúdos trabalhados está a Biomecânica, o diagnóstico, a docência e outros relacionados a clínica de Ortodontia. Murilo ainda destaca que “além de abordarmos as mais recentes inovações da Ortodontia, dedicamos intensa carga-horária ao atendimento clínico de pacientes ortodônticos, especialmente casos complexos”.

O estudante poderá optar por duas linhas de pesquisa. A primeira é em Diagnóstico e terapia em Ortodontia e Ortopedia Facial, ou seja, diagnóstico e tratamento de más oclusões (mordidas incorretas). A segunda é  a de Biomateriais associados à Ortodontia e Ortopedia Facial, nela serão estudados as propriedades físicas e mecânicas de biomateriais ortodônticos e avaliação de efeitos resultantes de terapias ortodônticas .

3 Corpo docente e cooperações científicas: um diferencial

O curso de especialização ainda possui vínculo de cooperação com instituições internacionais e nacionais. Entre elas encontra-se o Forsyth Institute (Boston, EUA), University of Alberta (Edmonton, Canadá) e a Aarhus University (Aarhus, Dinamarca).  Murilo ainda destaca a competência do corpo docente que possui grande experiência com Ortodontia.

Como se tornar um mestre profissional em Odontologia?

Para cursar o Mestrado Profissional em Odontologia é preciso ter a graduação em Odontologia concluída e passar pelo processo seletivo composto por prova de escrita, prova de conhecimento do idioma estrangeiro, análise do currículo e entrevista. Mais informações sobre o processo de ingresso estão disponíveis no site da UNG.

Quer conhecer mais sobre o Mestrado Profissional em Odontologia? Veja outras informações.

Comentários