Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


14 dicas para começar o ano de 2018 economizando

Ter uma vida financeira organizada nos permite viver melhor e mais prosperamente
Por: Taísa Silveira 05/01/2018 - 11:18 - Atualizado em: 05/01/2018 - 13:15
Ter uma vida financeira organizada nos permite viver melhor e mais prosperamente/Pixabay
Ter uma vida financeira organizada nos permite viver melhor e mais prosperamente/Pixabay

Por Rafaella Sabino

Final de ano é aquele momento em que as pessoas tiram um tempo para reformar a casa, comprar roupas novas, participar de festas e amigos-secretos. Tudo isso demanda algo muito importante, porém escasso, para todos: dinheiro. Geralmente, essas e outras despesas acabam recaindo sobre o 13º salário. E quase sempre as contas passam do ponto. Pensando nisso, para começar o ano de 2018 equilibrando os gastos e acertando as dívidas, elaboramos algumas dicas que podem te ajudar a economizar e fazer seu dinheiro ser ainda mais rentável. Confira!

Planejamento e disciplina

“Quando se trata de economizar, organização, planejamento e disciplina são essenciais”, destaca a coordenadora dos cursos de Administração, Contábeis e Tecnológicos na UNG Bonsucesso, Nilza Siqueira. Para ela, o primeiro passo a ser seguido é fazer um bom orçamento familiar, anotando todos os gastos e comparando a renda. “Sempre gaste menos do que ganha”, diz. No pagamento de dívidas já contraídas, ela sugere que sejam quitadas as mais caras, com juros maiores, como cheque especial e cartão de crédito.

“Na hora de comprar alguma coisa, é necessário se perguntar: eu preciso? Em seguida, é necessário pesquisar preços e verificar descontos, sem esquecer que a melhor forma de pagamento é à vista. Esqueça o cartão de crédito”, afirma a coordenadora, que destaca a importância de ter uma vida financeira organizada. “Isso nos permite viver melhor e mais prosperamente”, complementa.

Como você pode economizar em 2018?

1 - Crie prazos para seus objetivos. Até quando você quer pagar aquela dívida? Daqui a quanto tempo você quer comprar tal produto?
2 - Como os planos de saúde estão cada vez mais caros, reavaliar as opções mais simples
3 - Tenha um cofrinho e junte todas as moedas que passarem por suas mãos.
4 - Siga a regra dos 50, 15, 35. Ou seja, separe 50% da sua renda para gastos essenciais, como moradia, alimentação, transporte, educação; 15% para prioridades financeiras, como pagamento de dívidas mais urgentes ou para a poupança; e 35% para hobbies e 35% para gasto relacionados a lazer, cuidados com beleza, academia, dentre outros.
5 - Organize-se para pagar todas as contas assim que entrar o seu salário. Assim fica mais fácil de visualizar quanto dinheiro sobra, além de evitar que você esqueça de quitar algum débito.
6 - Avalie se é melhor consertar ao invés de comprar um produto novo.
7- Diminua as saída para restaurantes, barzinhos e shows.
8 - Se sua renda for variável, o cuidado deve ser maior. Faça uma média dos últimos 12 meses e identifique os períodos em que você ganha mais e menos. Organize-se para pagar seus custos fixos e, quando ganhar acima da média, guarde o restante em uma poupança.
9 - Guarde seu cartão de crédito em casa e pague tudo à vista. Caso você tenha abusado dele, aproveite os programas de pontuação.
10 - Prefira atacados à supermercados e sempre faça pesquisas de preço.
11 - Leve seu almoço e lanche para o trabalho.
12 - Caso precise cortar a academia, pratique esportes ao ar livre.
13 - Economize água e energia. Além de ser uma atitude cidadã, você estará economizando dinheiro.
14 - Tenha uma poupança mensal e a considere como uma dívida externa.

E você? Como costuma planejar seus gastos financeiros? Conta para a gente! Conheça também os cursos de Administração, Gestão Financeira e Ciências Contábeis da UNG!

Comentários