Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias


5 passos para começar a praticar esportes e deixar o sedentarismo de lado

No Dia do Esportista, saiba o que você precisa fazer para começar a prática esportiva de forma saudável
Por: Henrique Nascimento 19/02/2018 - 11:15 - Atualizado em: 19/02/2018 - 11:17
5 passos para começar a praticar esportes e deixar o sedentarismo de lado/Freepik
Por ser de baixa intensidade, a natação é um dos esportes indicados para quem quer começar a praticar exercícios
Você é daquelas pessoas que diz que na próxima semana vai começar a praticar exercícios físicos? Saiba que não está sozinho. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada em 2017, aproximadamente 100, 5 milhões de brasileiros com mais de 15 anos não realiza nenhum esporte ou exercício. Entretanto, você não precisa continuar fazendo parte desse grupo. Que tal deixar a preguiça de lado e realmente procurar promover mudanças na sua saúde através dos exercícios?
 
Calma, não precisa vestir a roupa de treino agora. No Dia do Esportista, separamos 5 passos que você deve seguir para começar a praticar esportes de forma segura. Para isso, conversamos com Dionizio Ramos, coordenador do curso de Educação Física da UNIVERITAS, especialista em Treinamento Esportivo. Confira!

1 Vá ao médico

Antes mesmo de iniciar qualquer prática esportiva é importante ter conhecimento da sua condição corporal. Procurar um médico é o primeiro passo para obter a liberação para realizar atividades físicas. A consulta pode ser feita com um clínico geral, ele solicitará os exames e dará o diagnóstico. 

Caminhada/Freepik2 Procure um profissional de Educação Física

Outra passo importante, independente do local ou do tipo de esporte que será praticado, é consultar um educador físico. Certifique-se que ele possui registro no Conselho Regional de Educação Física. Esse profissional lhe auxiliará, a partir da avaliação médica, na escolha do exercício mais indicado e a frequência com que será feito.

3 Dê prioridade a exercícios que trabalhem o corpo como um todo

Para iniciar a vida esportiva sem desistir nos cinco primeiros minutos é interessante optar por esportes de baixa intensidade que trabalhem o corpo com um todo. São alguns exemplos: a caminhada, o ciclismo e a natação. “Seria menos lesivo para as articulações e geraria algum benefício para o indivíduo que está, por exemplo, sedentário e que quer ao longo do tempo perder massa corporal”, pontua Dionizio. 
 
Exercícios de baixa intensidade resultam na perda de colesterol total e no LDL, o colesterol ruim. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, semanalmente é preciso fazer 150 minutos de exercício de baixa intensidade, o equivalente a 30 minutos diários. Caso seja de alta intensidade, como o Crossfit ou HIIT (treino intervalado de alta intensidade), o Colégio estipula 75 minutos semanais divididos em três dias com duração mínima de 20 minutos cada. 

Ciclismo/Freepik4 Alie o esporte à mudança de hábitos alimentares

“Um dos malefícios [para quem é sedentário], além da falta de prática regular de atividades físicas, também é a alimentação desequilibrada ou inadequada”, por conta disso o professor Dionizio orienta que é necessário consultar um ou uma nutricionista. Esse profissional poderá prescrever a dieta com base na individualidade biológica do paciente. De antemão, quem pratica exercícios físicos deve evitar alimentos de alto teor de calorias e gordura.
 
Não esqueça de se manter hidratado. A cada 15 ou 30 minutos de exercício é preciso tomar no mínimo 250 ml de água. 

5 Mantenha o foco sem sair de casa

Imprevistos acontecem. Às vezes não dá para sair e treinar, mas isso não é desculpa para ficar parado. Deixe a preguiça de lado, ponha sua roupa de exercícios e aproveite o tempo em casa. Alguns exercícios que podem ser feitos sem necessariamente ter o acompanhamento de um profissional são: a flexão dos braços, abdominais curtos (que não elevam excessivamente a região da lombar), polichinelos e agachamentos. Esse último pode ser adaptado como um exercício funcional onde você deve sentar e levantar da cadeira ou do sofá, sempre com a coluna reta. Dessa forma os agachamentos trabalham o fortalecimento da musculatura das pernas. Já falamos aqui também sobre como usar o seu celular para ter uma vida mais saudável.
 
Gostou dos passos? Vai começar a praticar esportes? Compartilhe nos comentários!

Comentários

Notícias


Aperte start para começar

Confira 5 jogos mais esperados em 2018
Por: Katarina Bandeira 19/02/2018 - 11:09 - Atualizado em: 19/02/2018 - 11:12
Continuações de franquias consagradas são a grande aposta de 2018. Fotos: Reprodução
Continuações de franquias consagradas são a grande aposta de 2018. Fotos: Reprodução

No universo dos jogos eletrônicos 2018, já começou com grandes expectativas para os títulos que serão lançados ao longo dos meses. Com um público fiel, que movimenta bilhões todos os anos e que ajuda a aquecer tanto o mercado mundial quanto local, os gamers, como são chamados os fãs desse seguimento, seguem atentos as continuações de suas franquias favoritas.

Atualmente, o Brasil ocupa o 13° lugar no ranking de países que mais geraram receita no setor, de acordo com o relatório do Global Games Market Report 2017 e isso é reflete a empolgação dos fãs para o lançamento de novos títulos. Para aumentar ainda mais as  expectativas sobre o que vem por aí separamos cinco jogos que estão entre os mais esperados do ano. Confira

:

Red Dead Redemption II

Se você sente falta dos jogos de faroeste, com cenários áridos, cavalos e aquele clima de caubói, seu jogo é Red Dead Redemption II. Com lançamento previsto para o dia 26 de outubro, o título, publicado pela Rockstar Games, deve chegar às lojas para PlayStation 4 e Xbox One. Com gráficos bem próximos da realidade, o enredo se concentra no bandido Arthur Morgan, um membro da gangue Van der Linde e fará o jogador explorar a vida de um verdadeiro fora da lei do Velho Oeste.

The Last of Us Part II

Depois do sucesso do primeiro The Last of Us, a Sony deu indícios de que a segunda parte da história estará disponível ainda para este ano. Por enquanto são apenas rumores, mas o suficiente para deixar os fãs da franquia em polvorosa. No novo enredo a história ocorre cerca de cinco anos depois dos eventos do primeiro jogo, dessa vez com Ellie sendo controlada pelo jogador, ao invés de Joel. Os eventos acontecem vinte e cinco anos depois do início da epidemia. Ansioso?

God of War

God of War é sem dúvida o jogo mais esperado pelos donos de PlayStation 4. O oitavo título da franquia chegará a PSN como um recomeço da série, e vai levar o personagem Kratos e seu filho Atreus para o mundo da mitologia nórdica. A história dará continuidade aos eventos ocorridos em God of War III e a data de estréia do título está para o dia 20 de abril.

Kingdom Hearts 3

Se você gosta de videogames e também é fã dos personagens da Disney prepare-se para jogar Kingdom Hearts 3. Em formato de RPG (role-playing game) de ação para o PlayStation 4 e Xbox One, traz o protagonista Sora junto com o Pato Donald, Pateta, Rei Mickey e Riku em uma aventura para achar os sete guardiões da luz e da "Chave para Retornar Corações". Hércules, os robôs de Big Hero 6 e outros personagens da gigante das animações também devem aparecer durante o jogo.

Megaman 11

Para comemorar os 30 anos da franquia, celebrados no ano passado, a Capcom anunciou um novo jogo do Megaman para 2018, com um visual inspirado em anime. O jogo segue a linha dos clássicos, onde o personagem enfrenta oito diferentes tipos de chefes, que podem ter a ordem escolhida pelo jogador. O título vai abraçar uma demanda muito grande de jogadores, uma vez que será lançado as plataformas Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC.

 

Gostou da nossa lista? Que tal cursar uma graduação em jogos digitais? Na UNIVERITAS você pode!

 

Comentários

Notícias


5 dicas para aprender inglês de forma rápida e fácil

Conheça algumas orientações que ajudarão você no aprendizado da língua inglesa
Por: Henrique Nascimento 16/02/2018 - 13:07 - Atualizado em: 16/02/2018 - 13:20
5 dicas para aprender inglês de forma rápida e fácil/Freepik
O inglês é a segunda língua com mais falantes nativos no mundo, ficando atrás apenas do mandarim. Com os processos de globalização e a influência dos Estados Unidos na cultura mundial, ter um nível mínimo de conhecimento da língua inglesa deixou de ser opção e se tornou uma necessidade para estar melhor colocado no mercado de trabalho. No cotidiano a língua também tomou lugar de protagonismo, por isso, separamos cinco dicas que com certeza irão lhe ajudar a aprender inglês de forma rápida e fácil. Confira!
 

1 Busque estudar de formas que te dão prazer

Você lembra como aprendeu a falar português? Com certeza não foi pegando uma gramática. Ainda criança você se habituou a escutar os sons, associar com o que representam para depois reproduzi-los. Com o inglês o caminho pode ser parecido, priorizando a imersão na língua através das coisas que você gosta. Além de fazer aulas, você pode assistir séries ou filmes com a legenda em português e posteriormente com a legenda em inglês; escutar músicas e procurar a tradução para aprender novos termos; divertir-se com jogos online em inglês, entre outros.

2 Defina seu objetivo para aprender inglês

Pense em qual é a sua necessidade em relação ao aprendizado da língua inglesa. Pode ser para utilizar em uma viajem, em uma prova de processo seletivo ou para ler textos acadêmicos ainda não traduzidos. As possibilidades são infinitas, identificando seu objetivo ficará muito mais fácil aprender o que realmente precisa. Se irá viajar, o ideal é não se prender em um vocabulário extenso e técnico, mas em termos associados ao cotidiano, aprendendo a pedir informações e perguntar preços, por exemplo. Já se o seu objetivo for profissional ou acadêmico dê prioridade inicialmente ao inglês instrumental, com um vocabulário relacionado a sua área de formação.

Post-it3 Cole post-its em todos os lugares

Uma boa forma para memorizar nome de objetos é colocar post-its, aqueles papéis adesivos coloridos, nos utensílios com o substantivo em inglês que o nomeia. Assim, toda vez que pegar a cafeteira verá que ela é chamada de coffee machine e que o rodinho de pia é o sink squeegee. Aos poucos sua mente irá internalizar os nomes e você lembrará facilmente depois.

4 Amplie seu vocabulário se aprofundando no conteúdo

Você já assistiu a programas de soletração? Neles, quando estão com dúvidas, os participantes podem solicitar a definição da palavra, a aplicação em uma frase, um sinônimo e a classificação gramatical. Ter conhecimento desse tipo de informação ajuda na memorização e a ter certeza da utilização do termo correto. Ao se deparar com um novo vocábulo, é interessante que, além de saber o que ele significa, você saiba como usá-lo e se existem variantes. Se desejar, tenha um caderninho só para anotar essas informações. Dessa forma, o contexto que envolve a palavra permite que você crie associações mentais e a relembre sempre que necessário,

5 Nem oito nem oitenta, aprendizado na medida certa

Por mais que você queira aprender muito rápido, o nosso cérebro não vai guardar toda informação sem que haja descanso. Por isso, ao invés de passar horas seguidas sentado tentando memorizar algo, é muito mais produtivo dosar seu aprendizado. Isso pode ser feito incluindo o inglês no seu cotidiano, como sugerido no primeiro tópico, ou fazendo o estudo da língua com intervalos. Você pode, por exemplo, programar-se para estudar por duas horas e na metade desse período (60 minutos) fazer um intervalo de 15 minutos para descansar a mente e voltar mais atento. 
 
Está interessado em aprender uma nova língua? Conheça os cursos de idioma da UNIVERITAS!

Comentários

Notícias


Confira 7 sucos detox para se recuperar depois do carnaval

Depois da festa de carnaval, todo bom folião precisa eliminar as toxinas e os exageros alimentares da festa. Confira como fazer sucos de forma prática!
Rebeca Ângelis Por: 14/02/2018 - 15:51 - Atualizado em: 15/02/2018 - 12:20
Confira 7 sucos detox para se recuperar pós carnaval/ Reprodução/Pixabay
Confira 7 sucos detox para se recuperar pós carnaval/ Reprodução/Pixabay

Eis que é chegada a quarta-feira de cinzas ou quarta-feira ingrata para os bons foliões de carnaval. E se tem uma coisa que todo bom carnavalesco precisa repor é a energia gasta, durante a festa com uma boa alimentação e hidratação. Pensando nisso, convidamos a nutricionista esportiva funcional e Coach, Gilcélia Barbieri, para indicar receitas de sucos e suchás que podem te ajudar a eliminar as toxinas do corpo. Confira!

Mas afinal, o que é detox?

Detox consiste em uma dieta para eliminar as toxinas do corpo. De acordo com Gilcelia, com o suco, é possível unir vários ingredientes distintos, onde cada um deles possui uma ação específica no corpo com efeitos diversos. Depois do período de carnaval, a opção do suco detox é uma ótima pedida para fazer com que o corpo volte ao ritmo normal. "Como o álcool é uma toxina e além desse consumo, também tem a ingestão de comidas ricas em gorduras e sódio, no carnaval,  o corpo acaba ficando com uma sobrecarga de toxinas muito grande. A ação dessas combinações de nutrientes nos sucos potencializa o efeito do corpo para eliminar os excessos de líquidos e comidas ingeridas, pós festas.", explica a nutricionista. A detox ou desintoxicação pode ser realizada por homens e mulheres sem nenhum tipo de problema, e é recomendável que aconteça pelo menos uma vez no ano. Veja as receitas:

Suco verde

Benefícios: possui efeito desintoxicante, hepatoprotetor e auxilia na boa digestão

Ingredientes

3 rodelas de abacaxi

1 folha  de couve folha

4 folhas de hortelã

1 colher de café de gengibre ralado

100 ml de água de coco.

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador

Suco de maçã vermelha

Benefícios: possui efeito diurético, ou seja, ajuda a expulsar os líquidos em excessos adquiridos no corpo.

Ingredientes

1 maça vermelha (sem as sementes)

1 talo de salsão

1 talo de aipo

150 ml água mineral

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador

Suco de beterraba e gengibre

Benefícios: melhora a digestão, protege o fígado, desintoxicante e diurético.

Ingredientes

2 folhas de couve

1 colher de folhas de hortelã

1 maçã

1 beterraba

1/2 pepino

1 colher de café de gengibre ralado

1 copo de água

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador

Suco de Melancia

Benefícios: acelera a digestão, além de possuir efeito diurético e desintoxixante.

Ingredientes

3 fatias de melancia sem caroço

1 colher de chá de linhaça triturada

1 colher de café de gengibre ralado

100ml de água de coco

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador

 

Suco e chá (suchá)1

Benefícios: protege o fígado, desintoxicante e diurético

Ingredientes

1 folha de couve

 8 folhas de espinafre,

¼ de maço de salsa

Suco de 1 limão

200 ml de chá de cavalinha

Preparo do chá: Leve um 200ml de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhas, (100°C) desligue. Então, acrescente e a cavalinha. Abafe por 10 minutos e coe em seguida.

Preparo do suchá: Bater todos os ingredientes no liquidificador

Suco e chá (suchá) 2

Benefícios: diurético, melhora a digestão e hepatoprotetor

Ingredientes

6 morangos

4 folhas de hortelã

200mL de chá de hibisco

Preparo do chá: Leve um 200ml de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhas, (100°C) desligue. Então, acrescente e a hibisco. Abafe por 10 minutos e coe em seguida.

Preparo do suchá: Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Suco e chá (suchá) 3

Benefícios: desintoxicante

Ingredientes

½ maçã verde cortada em cubos com a casca

Suco de 1 limão siciliano

200 ml de chá verde

Preparo do chá: Leve um 200ml de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhas, (100°C) desligue. Então, acrescente e a erva de chá verde. Abafe por 10 minutos e coe em seguida.

Preparo do suchá: Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Tem interesse em saber mais sobre uma vida mais saudável? Conheça também o curso presencial de Nutrição da UNIVERITAS

Comentários

Notícias


Unidos da maratona: 7 séries para assistir durante a folia

Confira nossas dicas para se divertir no Carnaval sem precisar sair de casa
Por: Katarina Bandeira 09/02/2018 - 13:47

Se a Troça Anárquica Maratonando Séries até Amanhecer é o único bloco que você deseja seguir em fevereiro, saiba que não está sozinho. Longe dos clarins de Momo, dos confetes e serpentinas, das marchinhas intermináveis e do glitter que nunca sai do corpo (por mais que você tome banho), muita gente aproveita o Carnaval para viajar ou relaxar em casa. Com quatro dias para fazer tudo, inclusive nada, confira nossa lista de séries que estreiam novas temporadas durante os festejos momescos ou que simplesmente começaram o ano dando o que falar:

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency 

Baseada nos livros de Douglas Adams, a segunda temporada estreou no mês de janeiro, e continua contando as desventuras do detetive (Dirk) e seu relutante assistente Todd em uma jornada pelo tempo e espaço. Com um ritmo frenético e personagens com personalidades excêntricas e marcantes, o show apresenta bem o humor irônico do autor britânico, o mesmo que escreveu o livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, considerado por muitos a bíblia dos nerds. Apesar da primeira temporada ter sido um sucesso de crítica e público esta é a última chance de assistir a série. Quer desculpa melhor para maratonar tudo logo?

Grace and Frankie

Se você gosta de séries que unem humor e drama na medida certa, Grace e Frankie é a sua melhor escolha. O show, que começou contando a história de duas senhoras que, após o divórcio passam forçosamente a viverem juntas, chega a sua quarta temporada ainda abordando a questão de envelhecer. Porém dessa vez o foco está no relacionamento dos filhos com pais idosos. A série quebra, de maneira divertida, tabus da terceira idade, como sexualidade, independência e até mesmo a relação com a morte.

Riverdale

Na famosa Terça-feira Gorda, em que as ladeiras estão lotadas e os foliões entoam em unissom os hinos do Carnaval, você poderá ensaiar suas próprias músicas com a estreia de Riverdale, na Netflix. Baseada em um famoso quadrinho de 1980 chamado Archie Comics, a série mistura drama e suspense com um clima de romance adolescente. A narrativa começa quando a rotina dos habitantes de Riverdale vira de cabeça para baixo com a  misteriosa morte de Jason Blossom, um garoto popular, membro da família mais poderosa da cidade. Ela segue com seus personagens principais tentando desvendar o mistério e apresenta muito suspense e músicas entoadas pelo grupo Josie and the Pussycats (ou Josie e as Gatinhas, em português), que tinha seu próprio desenho nos anos de 1980.

Alias Grace

Baseada no livro homônimo, de 1996, escrito por Margaret Atwood (a mesma autora de The Handsmade Tale), a história gira em torno de Grace, que foi condenada por homicídio, mas que teve sua pena adiada pelo júri. Para tentar decidir se ela é ou não culpada pelo crime um psiquiatra é chamado para descobrir sua história e tentar inocentá-la, alegando insanidade.

Legion

Esqueça tudo o que você já assistiu sobre super-heróis na TV. Apesar de ser baseada no universo dos X-Men, com mutantes, fantasias e vilões, Legion chegou à telinha de um jeito completamente diferente, com um visual digno de filmes do Wes Anderson, misturando músicas, alucinações e moda dos anos 1960. Toda a narrativa é baseada no personagem David Haller, o Legião, da Marvel, um mutante diagnosticado com esquizofrenia, mas que na verdade esconde um poder surpreendente.  A primeira temporada tem apenas oito episódios, ideal para quem gosta de assistir de uma tacada só.

Dark

Mistério, drama e entrelaçamento temporal são apenas algumas coisas que você vai encontrar em Dark, série alemã que estreou ano passado e já chegou dando um nó na cabeça de muita gente. O enredo gira em torno do desaparecimento de duas crianças e este é o gancho para mostrar de perto as relações de quatro famílias que vivem lá, entre outros personagens que vão aparecendo ao longo do tempo.  A história começa tranquila e, no início, nada parece fazer muito sentido, mas aos poucos, a série vai mostrando a que veio, resolvendo mistérios e colocando a dúvida e a solução, ao mesmo tempo, na cabeça do telespectador.

The Sinner

Dificilmente você vai conseguir desgrudar os olhos da tela ao assistir The Sinner. Com apenas oito episódios a minissérie prende desde o primeiro episódio, ao contar a história de uma jovem mãe que mata um completo estranho, em público, mas não tem ideia do porquê. O telespectador é convidado, quadro a quadro, a descobrir junto com a personagem principal, e o detetive responsável pelo caso, o que a levou a cometer o homicídio e o que  há por trás de suas memórias.

 

Gostou das nossas dicas? Conta para a gente nos comentários se você já assistiu alguma dessas séries!

 

Comentários


Perfil Institucional

Desde 2003, o Ser Educacional vem sendo construído de forma gradual e sustentável. O Grupo mantém respeitadas instituições de ensino, alinhadas a sua visão, missão, valores e nosso jeito de ser e fazer. 

O Ser Educacional e suas instituições têm, acima de tudo, compromisso com o ser humano e sua realização pessoal e profissional. Seu compromisso com a trabalhabilidade e o empreendedorismo é resultado do entendimento de seu papel na formação do indivíduo, focada no crescimento pessoal em termos mais amplos. 

Conheça o nosso Perfil Institucional. 

 

Notícias


Os mais tradicionais blocos de Carnaval do Rio de Janeiro

Há blocos com mais de 70 anos de tradição
Por: Camilla de Assis 05/02/2018 - 15:29
Cordão da Bola Preta Foto: Reprodução/Facebook
 
Todos os carnavais observamos novos blocos sendo criados pela moçada brincante. Com diversos temas, os blocos de rua encantam e agradam os foliões que gostam da essência do Carnaval. Com seus 30, 40 ou até mesmo 50 anos de participação da Festa de Momo, arrastam milhares de carnavalescos pelos bairros do Rio de Janeiro. Conheça alguns dos blocos mais tradicionais da cidade maravilhosa. 
 
Cordão da Bola Preta
Este clássico bloco de rua do Rio de Janeiro completa 100 anos em 2018. Não somente clássico, como também o maior bloco da cidade, o Cordão da Bola Preta arrasta mais de 1,5 milhão de pessoas pelo centro da cidade, no sábado de Carnaval.
 
Marchinha do Cordão da Bola Preta
 
Quem não chora não mama!
Segura, meu bem, a chupeta
Lugar quente é na cama
Ou então no Bola Preta
 
Quem não chora não mama!
Segura, meu bem, a chupeta
Lugar quente é na cama
Ou então no Bola Preta
 
Vem pro Bola, meu bem
Com alegria infernal!
Todos são de coração!
Todos são de coração
(Foliões do carnaval)
 
Suvaco de Cristo
O famoso Suvaco de Cristo foi fundado em 1985, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. O nome peculiar foi inspirado no cantor e compositor Tom Jobim, segundo integrantes do bloco, pois o mesmo dizia que tudo na sua casa mofava porque ele vivia no “sovaco de Cristo” (a localização seria uma linha reta das axilas sa estátua do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado).
 
Enxota a Caretice do Patropi (Enredo 2018)
 
O lábio grande range e mostra o dente
A língua lambe o suor de frente
Acordes dissonantes “Cinco mil alto-falantes”
Na geleia-geral da gente
A arte sai dos pelos, dos bueiros e buracos
E a poesia, do Suvaco
 
Tantos anos depois a gente tem que por 
na bunda ...outra sunga de tricô
Deixa eu beijar meu amor seja ele quem for
Sou eu que escolho pra quem toco meu tambor
Não enche meu carnaval de pastor
Eu sou devoto é de Alalaô
 
Sem lenço e sem documento
Tropicalismo dá um pulo aqui
Enxota ta ta!
A caretice do patropi
 
Escravos da Mauá
Em 1993, um grupo de amigos e profissionais de diversas áreas, trabalhadores do Centro do Rio de Janeiro, se reuniram para festejar o Carnaval. O nome é uma ligação com o local onde o bloco foi fundado, nos entornos da Praça Mauá. Aqui você encontra todos os sambas até o ano de 2009. Confira abaixo a letra do primeiro.
 
Navio Negreiro
 
No tempo em que a Mauá era uma praia
e os franceses de tocaia
invadiram esse lugar
Do alto do Mosteiro de São Bento
Se escutava o desalento
Dos escravos a remar
 
Navio negreiro, atracado no cais
Navio negreiro, chegando do mar
 
E lá nos armazéns da Camerino
Homens, velhos e meninos
O Valongo sem amor
Senhores de engenho, fazendeiros
Punham todo o seu dinheiro
No pregão do mercador 
 
Quem é, quem é
Que vai querer ficar com a nega
É mulher pra dizer chega
Sinhôzinho pode ver
Quem é, quem é,
Que vai querer comprar o escravo
O cara é bom, o homem é bravo
Ninguém vai se arrepender
 
Batuque do samba, na Pedra do Sal
Azul e amarelo no meu Carnaval 
 
E hoje que aboliram a escravatura
E a Rua Sacadura é do Escravos da Mauá
Nos becos, no Morro do Livramento
O que se escuta é o movimento
Das Boites de dançar
 
Navio estrangeiro atracado no cais
Navio estrangeiro chegando do mar
 
E lá nos Cabarés da Boemia
E aqui no Bloco da alegria
O Carnaval já começou
Mulheres, foliões e funcionários
Sonham ter um bom salário
Ou viver um grande amor
Quem é quem é
Que vai querer ficar com o gringo
Tem dólar, whisky e brinco
Ele quer presentear
Come on, come on
Tamandaré americano
Cowboy entra pelo cano
Se o pó não quiser sambar
 
Batuque do samba, na Pedra do Sal
Azul e amarelo no meu Carnaval
 
Qual desses sambas-enredos é seu preferido? Conte pra gente nos comentários!

Comentários

Notícias


São Paulo também carnavaliza: conheça os blocos mais tradicionais

Com até 70 anos de folia, alguns blocos permanecem na cultura popular da cidade de São Paulo e desfilam todos os anos
Por: Camilla de Assis 05/02/2018 - 15:21 - Atualizado em: 05/02/2018 - 15:29
Há quem diga que paulistano foge do Carnaval e que aproveita o feriado para viajar e ir à praia. Bom, alguns podem até realmente fazer isso, mas, com certeza, há quem saiba curtir a Folia de Momo - e muito bem. Grande Família, Esfarrapado, Bantantã Folia, entre outros, são blocos que estão na ativa há décadas, alegrando e embelezando as rua paulistanas com a magia carnavalesca. 
 
Para celebrar esta data tão polêmica para alguns e tão amada para outros, trouxemos uma lista com alguns dos blocos de Carnaval mais famosos e tradicionais de São Paulo para você conferir e também se apaixonar.
 
Bloco Esfarrapado
Há 71 carnavais, o mais antigo de São Paulo, o Bloco Esfarrapado reúne mais de 30 mil pessoas em seu desfile. O cortejo só vai às ruas do bairro popularmente conhecido como Bixiga às 14h, mas o folião apaixonado já espera pela saída da troça desde as 10h, horário marcado para início da concentração. Os sambas-enredo são os mesmos da escola de samba Vai-Vai.
 
Bloco Barracão Folia
Fundado em 2003, o Bloco Barracão Folia reúne foliões de diversas partes de São paulo, com maior concentração nas comunidades de Barra Funda e Vila Pompeia. Atualmente, a festividade do bloco conta com tendas de apoio, churrasco, bebida e rodas de samba.O desfile do Barracão da Folia já faz parte da programação oficial da cidade.
 
Bloco Grande Família
 
Alegrando as ruas desde o Carnaval de 1981, o bloco Grande Família nasceu com o objetivo de integrar vários membros das famílias: pai, mãe, filho, tios, sobrinhos, cunhados, avós, avôs, todos eles podem participar da folia. Uma característica do bloco também é não usar confetes e serpentinas para não sujar as ruas. 
 
Banda Bantantã Folia
Criado em 1979 por funcionários da Universidade de São Paulo e boêmios frequentadores dos bares da Avenida Waldemar Ferreira (rua que dá acesso à USP), o bloco é integrado por pessoas que moram na região do Butantã
 
Em qual desses você quer pular o Carnaval 2018? Conte pra gente nos comentários!

Comentários

Notícias


Roteiro de Carnaval: nós te dizemos exatamente o que fazer se você não gosta do feriado

Não é carnavalesco e sempre fica no ócio desde o sábado até a quarta de cinzas? Não se preocupe que vamos te dizer exatamente o que fazer nesse período
Por: Camilla de Assis 01/02/2018 - 09:24
O que fazer quando não se gosta de Carnaval?
O que fazer quando não se gosta de Carnaval?
Ah, Carnaval… ótimo momento para curtir blocos, dançar e aproveitar a folia. Ou não. Se você é uma pessoa que não aprecia a Folia de Momo, não se preocupe, não é o único. A mais recente pesquisa sobre o assunto foi divulgada em 2004, e mostrou que 57,4% dos brasileiros, como você, também não se interessam pelo Carnaval. Até então não existem dados mais recentes sobre quem gosta ou não gosta de folia, mas existe aqui uma lista preparada por nós sobre o que você pode fazer no feriado de Momo.
 
1 - Acorde sem despertador e alongue-se
Nada mais agradável do que dormir o que o corpo precisa, sem necessitar ser acordado por um despertador. Aproveite a folga que você vai ter da faculdade/escola/trabalho e durma bastante, se possível. Desligue o alarme do seu celular e deixe-se despertar sozinho. Em seguida, faça uma sessão de espreguiçamento matinal. Deixe seu corpo preparado para as atividades que vai realizar durante o dia.
 
2 - Prepare seu café da manhã saudável
Frutas, cereais, pães integrais, bolos, entre outros. Aproveite que você vai ter tempo livre e prepare seu café da manhã saudável de forma gostosa e nutritiva. Coloque granola no iogurte, coma uma fatia de melão, mamão ou melancia. Beba suco de laranja sem açúcar e coma uma fatia de pão integral com requeijão light. São muitas opções para começar bem o dia. 
 
3 - Faça uma limpeza na sua casa/seu quarto
Limpe e organize seu ambiente. Aproveite o tempo que vai ter de folga e varra, limpe e arrume aquela bagunça que você posterga por estar muito cansado de tantas atividades realizadas durante a semana. Organize suas roupas, seus documentos, seus sapatos. Limpe seus utensílios pessoais e lave roupas sujas. Dê uma geral no que você puder.
 
4 - Prepare um almoço especial
Sabe aqueles vídeos de receitas que você salva na sua rede social, mas nunca bre novamente para realizá-las? Então, este é um ótimo momento para tirá-los da “poeira virtual” e usar seus dotes culinários. Sirva para sua família e aproveite o momento, afinal não há nada melhor que comer, não é, ‘mores’?
 
5 - Descanse o almoço lendo um livro
Sabe aquele livro que você nunca terminou e toda vez que olha para ele sente um peso na consciência? Pronto, é justamente esse livro que você vai tirar da poeira da sua prateleira (na verdade não vai estar empoeirada porque você limpou na dica anterior, lembra?) e vai avançar na leitura. Aproveite o tempo para resolver essas pendências com a literatura.
 
6 - Veja uma série ou um filme
Se a essa altura você ainda estiver pensando nos problemas da vida, desopile vendo aquela série magnífica, bem mind-blowing, ou então aquele filme de tiro, guerra e sangue. Você escolhe. Dá também para aproveitar a oportunidade e treinar o inglês, assistindo sem legenda. O que você acha?
 
7 - Faça uma limpeza nas redes sociais
Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter… use o dia para excluir quem não é seu amigo, apagar aquelas postagens antigas que não representam mais que é você agora, mudar fotos, organizar feed, entre outras coisas que se pode fazer nas redes sociais. 
 
8 - Dê atenção a quem precisa de você
Pai, mãe, filho, cachorro, gato… Não esqueça de quem quer, gosta e precisa da sua companhia por perto. Use o tempo livre para conversar, ver filme juntos, jogar um jogo, brincar, passear, ou qualquer outra atividade que agrade ambos. Pratique o amor, não só no Carnaval, mas em todo o ano. 
 
E aí, gostou dessas dicas? Conte pra gente nos comentários!

Comentários

Notícias


Conheça 9 especializações em Nutrição

O aumento do interesse em alimentação de qualidade tem ampliado o mercado para nutricionistas e isso requer maior estudo e especialização
Por: 31/01/2018 - 09:47 - Atualizado em: 01/02/2018 - 11:29
O aumento do interesse em alimentação de qualidade tem ampliado o mercado para nutricionistas/Freepik
O aumento do interesse em alimentação de qualidade tem ampliado o mercado para nutricionistas/Freepik

Por Rafaella Sabino

Quando um nutricionista se forma, após quatro anos de curso, está apto a cuidar das pessoas por meio de uma dieta saudável, de acordo com o objetivo de cada uma. Seu trabalho é fundamental para a promoção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria ou manutenção da qualidade de vida.

A graduação também abre portas para que o profissional se especialize em diversos setores, que podem envolver alimentação e saúde coletiva, nutrição clínica, docência, indústria, esportes e marketing, dentre outros. Para falar um pouco sobre o assunto, convidamos a nutricionista clínica Maricláudia Andrade, confira!

O mercado de nutrição

“O mercado para nutricionistas cresceu muito como reflexo de uma maior busca de alimentação de qualidade. E tais mudanças têm ampliado o campo de estudos. No momento, as áreas mais procuradas são as de nutrição em comportamento alimentar, fitoterapia e nutrigenômica”, afirma a especialista. Para ela, é indispensável que o profissional tenha o compromisso com a ética e o objetivo de cuidar integralmente das pessoas, buscando atualização frequente.

Especializações mais procuradas

Vigilância Sanitária - Estuda técnicas para trabalhar em setores que envolvem cuidados em segurança alimentar. Tem conhecimento sobre história e legislações sanitárias, políticas públicas em saúde, controle e qualidade no processo produtivo de refeições, instrumentos para a gestão da qualidade, matérias-primas, dentre outros assuntos relacionados. “Cada vez mais a população realiza as refeições fora de seus domicílios. Como muitos estabelecimentos não se enquadram nas exigências das legislações sanitárias, o risco de transmissão de doenças se torna alto. Diante disso, é clara a necessidade de profissionais capacitados em segurança dos alimentos”, afirma.

Gestão de unidades de Alimentação e Nutrição - Agrega competências para atuar em áreas de produção hospitalar, alimentação escolar, restaurantes de coletividades, supermercados, indústrias de alimentos, empresas de consultoria em alimentação e nutrição e demais áreas ligadas ao gerenciamento de serviços de alimentação.

Auditoria em Alimentação e Nutrição - A auditoria é uma ferramenta importante para avaliação do gerenciamento dos processos do sistema de qualidade, que permite aos gestores/auditores avaliarem seu rumo e desempenho. “Realizar ou receber auditorias demanda uma visão global da organização, conhecimento técnico, independência, imparcialidade, soberania, comportamento ético, cautela e zelo profissional, e envolve uma série de ações que podem ser resumidas em planejamento, execução e acompanhamento”, afirma.

Comportamento alimentar - Alcançar mudanças de comportamento alimentar é um grande desafio, devido à dificuldade que os indivíduos têm em realizá-la e mantê-la por longo prazo. Essa especialização proporciona ferramentas para melhor adesão e eficácia do tratamento, através de fundamentação teórica, entendimento sobre o padrão alimentar humano e dos modelos de tratamento, a fim de modificar padrões dietéticos inadequados.

Nutrição clínica - Capacita o profissional para o diagnóstico e tratamento nutricional do paciente, de acordo com as características de cada pessoa, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, em todos seus aspectos. “Esta área abrange atuação em diversos segmentos, como home care, personal diet, consultório e hospital. Pode ainda ser dividida por patologias, grupos etários e outras especializações”, conta.

Nutrição esportiva e estética - Desenvolve competências necessárias para a prestação de serviços de nutrição em clientes sob tratamento estético ou ligados ao esporte. O profissional pode atuar em centros de estética, organizações ligadas ao esporte, academias de ginástica, consultórios ou como personal diet.

Nutrição em geriatria e gerontologia - “O curso capacita o nutricionista a reconhecer e interpretar determinadas condições que possam estar afetando a ingestão alimentar do idoso, levando ao prejuízo de seu estado nutricional”, explica.

Fitoterapia nutricional - O uso de plantas medicinais é uma prática milenar em saúde, que tem sido utilizada e hoje ocupa espaço inclusive na saúde pública do país. A especialização neste segmento proporciona utilizar na prática a fitoterapia, atribuindo ao profissional a competência para prescrever plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicos como complemento da prescrição dietética.

Nutrigenética/nutrigenômica – Essa especialização desenvolve o profissional na área de pesquisas sobre as influências das dietas e alimentos sobre a genética humana. Abordando princípios básicos da biologia celular e molecular, bioquímica, imunologia e farmacologia, até as propostas mais recentes, da dietoterapia com foco na utilização dos alimentos funcionais.

E você, com qual das áreas mais se identifica? Conheça também as especializações em Auditoria em Sistemas de Saúde, Nutrição Esportiva e Práticas gastronômicas.

Comentários

Páginas