Acesse:

Mestrado em Análise Geoambiental

Linhas de pesquisa

Análise Geoambiental Aplicada

Desenvolvimento e aplicação de métodos e análises voltados para o estudo de sistemas naturais atuais, com o objetivo de fornecer importantes subsídios aos planejamentos territoriais e urbanos, às políticas públicas, aos programas de recuperação de áreas degradadas e à preservação ambiental, sob a égide do desenvolvimento sustentável. Além desses aspectos, essa linha de pesquisa contempla a análise da evolução recente do Sistema Terra.

Projetos

Bases Geoambientais para um Sistema de Informações Ambientais do Município de Guarulhos, SP (financiamento Fapesp).
Qualidade da Água – IQA de Reservatórios e Bacias Hidrográficas Urbanos e Periurbanos. Índice de balneabilidade de Reservatórios e praias (Litoral paulista)
Estudos do Quaternário: Aspectos Multidisciplinares Aplicados ao Entendimento da Evolução, Transformação e Potencialidade da Paisagem Atual.
Análise Neotectônica do Planalto Ocidental Paulista com Base em Dados Geológicos, Geomorfológicos, Flúvio-Morfométricos e Geofísicos.
Análise Geoambiental da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde (RBCV) da Cidade de São Paulo e da Bacia do Guarapiranga.
Quantificação, Dinâmica e Evolução do Relevo no Sul – Sudeste do Brasil.

Antropoceno

Esta linha de pesquisa tem como ponto principal a visão do homem como agente transformador da paisagem. As análises efetuadas segundo esta ótica, de caráter sistêmico e holístico, referência às transformações ocorridas em tempos modernos. A compreensão de sua dinâmica, e de seus princípios, exigem novos métodos de abordagem relacionados aos processos antrópicos, também denominados de tecnogênicos.

Projetos

Estudos das transformações antrópicas das paisagens.
Estudos da evolução do uso da terra e suas consequências nas perdas de serviços ecossistêmicos e indução de processos geohidrológicos.
Pesquisas sobre depósitos tecnogênicos, como testemunhos da ação antrópica.

Indicadores de Transformações Ambientais

Desenvolvimento de análises qualitativas e quantitativas de indicadores biológicos e geológicos, fossilizados ou não, que permitam a inferência de transformações naturais ou antropogênicas nos ecossistemas. A partir da análise integrada desses parâmetros, inferem-se mudanças vegetacionais, climáticas e ambientais.

Projetos

Análise Paleoambiental do Terciário da Região Sudeste do Brasil, como Subsídio ao Entendimento da Paisagem Natural Quaternária.
Evolução da Floresta Atlântica no Sul-Sudeste do Brasil: Abordagem Integrada Sedimentológica - Micropaleontológica (financiamento Fapesp);
Estudo Paleoflorístico do Membro Crato, Formação Santana, Eocretáceo da Bacia do Araripe, Nordeste do Brasil (financiamento Fapesp);
Estudos Paleobotânicos entre Bacias Sedimentares Brasileiras e Indianas com Referência Especial a Cistos de Dinoflagelados (financiamento CNPq).