Acesse:
Fale com a UnG – (11) 2475-8300

Sobre a UnG  |  Office 365  |  Trabalhe Conosco

Busca:

Coordenador(a)

Profa. Ms. Letízia Nuzzo dos Santos

Currículo Lattes

Nutrição

O Curso

A Nutrição é uma ciência relativamente jovem. No Brasil, o exercício profissional do nutricionista iniciou-se na década de 40 e desenvolveu-se nos campos da alimentação do trabalhador e da nutrição clínica. Atualmente, a área de atuação é bem ampla e o nutricionista atua nas diversas situações relativas a alimentação e nutrição, visando à saúde dos indivíduos e da comunidade, dentro do contexto biológico, socioeconômico e cultural, utilizando como ferramenta o alimento em suas diversas formas e preparações.

O curso da UnG iniciou-se no ano de 1987 e foi reconhecido pela Portaria Ministerial n.º 95 de 30 de janeiro de 1991 e o reconhecimento foi renovado pela Portaria Ministerial nº01/2012 em 09/01/2012. Dispõe de currículo inovador e atualizado diante da crescente expansão da área de atuação desse profissional e da demanda do mercado, em consonância com as novas diretrizes curriculares do MEC. A graduação conta com professores experientes e comprometidos com a melhor formação do aluno, além de ótimos laboratórios para as práticas de diversas matérias.

No último ano do curso, o aluno realiza estágios nas unidades de alimentação de ótimas empresas, em hospitais renomados e na Clínica-Escola de Nutrição da Universidade, priorizando as ações preventivas e de caráter social no atendimento nutricional do indivíduo e da coletividade.

Durante todo o curso o aluno participa de atividades de extensão, mediante o Paddac (Programa Ação Docente Discente Assistencial Comunitário) e de atividades de pesquisa por meio do PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica), realizando pesquisas juntamente com o Grupo de Pesquisa “Estudo Nutricional de Grupos Populacionais”, cadastrado no CNPq e certificado pela UnG.

 Código de Ética do Nutricionista

Curso em oferta no vestibular - Inscreva-se aqui

Modalidade

Bacharelado

Mercado de Trabalho

O âmbito de ação é diversificado com a inclusão dos campos da saúde pública, ensino, indústria de alimentos, restaurantes, hotéis, academias, clubes esportivos, consultórios particulares, ambulatórios, spas, vigilância sanitária, entre outros.

As atividades são diversas, como avaliação nutricional, orientação alimentar, educação nutricional para a coletividade ou individualmente, para pessoas sadias ou enfermas, gestão de unidades de alimentação e nutrição, com ênfase na orientação do preparo, conservação e distribuição dos alimentos e na educação alimentar dos usuários de restaurantes de empresas, de escolas e comerciais.

Por outro lado, o profissional pode participar de inspeções sanitárias relativas a alimentos para o consumo humano, na vigilância nutricional e adoção de medidas que minimizem ou solucionem os problemas encontrados, junto de equipe multiprofissional, e ainda no planejamento, desenvolvimento e divulgação de produtos alimentícios nos diversos segmentos do mercado (MKT).

Há também campo para o planejamento e elaboração de novas preparações alimentícias voltadas aos diversos grupos etários, sadios ou enfermos.

 Áreas de atuação do nutricionista

 Definição das áreas de atuação do nutricionista

Duração

8 semestres / 4060 horas

Local

Campus Guarulhos-Centro

Sobre a UnG

Cursos

Contatos

Fale com a UnG – (11) 2475-8300